Pular para o conteúdo principal

05 DE JUNHO, DIA DO MEIO AMBIENTE



Consciência Ambiental

Muitas pessoas não percebem, mas o homem é parte integrante da natureza e, nesta condição, precisa do ambiente saudável objetivando ter a vida sadia. É certo que qualquer dano causado ao meio ambiente provoca prejuízos à saúde e vice-versa. "A existência de um é a própria condição da existência do outro", razão pela qual o ser humano deve realizar suas atividades respeitando e protegendo a natureza.
            Existe um ditado indígena que diz: “tudo que fere a terra, fere também os filhos da terra”. A poluição que contamina o solo, a água, o ar prejudica também os nutrientes dos alimentos, as substâncias medicinais das plantas e a energia vital de todos. Se continuarmos poluindo o ambiente estaremos diminuindo a qualidade de todos os recursos naturais que curam as doenças e que promovem saúde.
            A reação da natureza pelo mal que estamos causando já pode ser vista pelos sinais do aquecimento global na mudança climática, como diminuição de chuvas, aumento de terremotos, verões mais quentes e invernos mais secos.
            Portanto, se queremos ter saúde e qualidade de vida, precisamos cuidar do ambiente em que vivemos.
Cidadãos conscientes fazem a sua parte promovendo a cidade limpa e bonita.

Dicas básicas de educação ambiental:
·         Em casa, coloque o lixo em sacos plásticos separados: papel, vidro, metal, orgânico; destinados a reciclagem. Evite queimar os lixos;
·         Você gostaria que jogassem lixo em você? Acredito que sua resposta seja não, então, evite jogar lixo nas ruas. Lixo nas ruas pode entupir bueiros, causar enchentes, estimula a proliferação de baratas, de ratos e doenças. Não seja lixeiro e ajude os agentes de limpeza da prefeitura;
·         Utilize detergente, desinfetantes e outros produtos de limpeza que sejam Biodegradáveis;
·         Use somente o necessário de água e de luz. Evite o desperdício;
·         Pensamentos negativos produzem lixo mental e afetam a vibração energética do ambiente. Seja otimista, mantenha pensamentos positivos, voltados ao bem.
·         Não usar agrotóxicos e evitar fertilizantes na adubação das plantas. Use técnicas de produção orgânica. O produto orgânico protege a qualidade da água, a fertilidade do solo, a vida silvestre e são mais nutritivos.
Alessandra Aziz (Terapeuta Holística)


Imagem: www.educacaoadventista.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal