Pular para o conteúdo principal

ANEMIA NA GESTAÇÃO



A gestação é o período no qual a mulher passa por várias alterações fisiológicas e nutricionais devido ao desenvolvimento do feto. A anemia por deficiência de ferro ou anemia ferropriva é um problema que acomete 41,8% das gestantes a nível mundial.


Na gestação o requerimento de ferro eleva-se devido ao aumento dos eritrócitos (glóbulos vermelhos) e o crescimento fetal. A necessidade de ferro durante a gravidez é de 27,0 mg/dia.

Entre as causas de anemia em gestantes podemos destacar a ingestão inadequada de alimentos fontes de ferro, as baixas reservas de ferro antes da gravidez e o aumento da necessidade de ferro em virtude da formação do feto.

A deficiência de ferro está associada ao aumento do risco do bebê nascer com baixo peso, ao parto prematuro e a morte materna na anemia grave.

A anemia é considerada leve se a hemoglobina (pigmento dos glóbulos vermelhos) for ≥ 10g/dl e < 11 g/dl; moderada ≥ 7 g/dl e < 10 g/dl; e grave, se < 7 g/dl. O tratamento medicamentoso é feito com a suplementação de ferro. O Ministério da Saúde recomenda a suplementação para todas as gestantes a partir da 20ª semana gestacional. 

Orientação dietética para prevenção e tratamento da anemia ferropriva : Consumir: carnes duas vezes por dia; frutas ricas em vitamina C (caju, manga, limão, laranja, abacaxi, maracujá, goiaba), durante as principais refeições (almoço e jantar); feijões, vegetais folhosos verde-escuros; alimentos fortificados com ferro; Evitar: leite e derivados junto às principais refeições; o consumo de aveia e cereais integrais no almoço e jantar; a ingestão de refrigerantes a base de cola, mate, chá e café junto às principais refeições.


Alimentos fontes de ferro: carnes, miúdos (fígado, coração, rim), folhosos verde-escuros (agrião, couve, taioba, brócolis), leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha), semente de abóbora;

Bibliografia:
  • Accioly; Saunders; Lacerda – Nutrição em obstetricia e pediatria; In: Lacerda. Deficiência de ferro no grupo materno infantil. Ed Guanabara Koogan; 2009; p. 649.
  • Cozzolino; Biodisponibilidade de nutrientes; Ed Manole; 2007; p.992.
  • http://www.elcolombiano.com/BancoMedios/Imagenes/3834600.jpg
  • http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/69anemia.html
Livro Sugerido: Gravidez Saudável: Guia Prático da Gestação ao Bebê


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal