Pular para o conteúdo principal

PARALISIA DE BELL


A Paralisia de Bell ou Paralisia facial idiopática é uma anomalia do nervo facial, que acomete apenas um dos lados da face, seu início é abrupto e de origem desconhecida. Embora exista muita controvérsia sobre a sua causa, acredita-se que a etiologia da Paralisia de Bell possa estar relacionada com o vírus Herpes Simplex (VHS).

Estudos evidenciam que a sua prevalência é maior em mulheres quando comparados ao sexo masculino. A paralisia de Bell pode acometer a idade pediátrica, embora seja pouco frequente, sua incidência é maior em crianças acima de 10 anos de idade.

Os fatores de riscos relatados são: hipertensão arterial, diabetes mellitus, gravidez e puerpério. Podem ocorrer destúrbios da gustação, salivação e lacrijamento.

Alguns estudos sugerem que o tratamento realizado com corticóides (prednisolona) e antivirais (aciclovir), podem resultar em benefícios para o paciente.

O tratamento nutricional objetiva manter ou normalizar o estado nutricional do paciente, melhorar os distúrbios da gustação e salivação e corrigir ou minimizar as colateralidades e as interações nutricionais causadas pelos fármacos em uso.

Bibliografia:

  • Grosheva M, et al. Idiopathic facial palsy. HNO. 2010 May;58(5):419-25.
    Thaera GM, et al. Are corticosteroid and antiviral treatments effective for bell palsy? A critically appraised topic. Neurologist. 2010 Mar;16(2):138-40.

  • Bosco D, et al. Bell's palsy: a manifestation of prediabetes? Acta Neurol Scand. 2010 Jun 9.
    Lei H, Wang W, Huang G. Acupuncture benefits a pregnant patient who has Bell's palsy: a case study. J Altern Complement Med. 2010 Sep;16(9):1011-4.

  • Wang CH, et al. Facial palsy in children: emergency department management and outcome. Pediatr Emerg Care. 2010 Feb;26(2):121-5.

  • Falavigna A, et al. Bell’s palsy: physiopathology and treatment. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 18, n. 4, p. 177-183, out./dez. 2008.

  • Valença MM, Valença LPAA, Lima MCM. Paralisia facial periférica idiopática de Bell: A propósito de 180 pacientes. Arq Neuropsiquatr 2001;59(3-B):733-739.

  • http://marcosfono.blogspot.com/2009_07_01_archive.html

Comentários

Geovana Centeno disse…
Olá eu tive Paralisia de Bell, no meu caso foi tipo um espasmo, sai do frio e fui pro calor, graças a Deus voltei ao normal em 3 meses, fiz fisioterapia e não precisei tomar nenhum remédio...gostei da materia.
Abraços!!!!
Eliane disse…
Oie ...
Pedi informações sobre esta doença e fiquei satisfeita em ver o retorno .graças a Deus meu filho hj esta bem mas , pra quem não entende da doença é muito triste pois achamos que nosso filho perfeito , vai ficar para sempre torto de um lado do rosto ...sofri muito , ele tbém pela idade escolar , hj acho que é a criança que menos teve sequelas (apesar de mãe e pai ver que apesar de nada , ainda tem traços da doença) ...Foi me paasado que a alimnetação neste caso , (carencia de 1 tipo de vitamina) faz com que quem esteje com o virus ter mais chances de ter a doença .Hj meu filho graças a Deus esta bem , mais , ninguem pode dizer se terá novamente (o virus não morre) pois não identificaram o virus ...Muito obrigada ,

Eliane .

Postagens mais visitadas deste blog

Caloria dos Pães

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Receita leve: Salada de Kani com alface, palmito, cottage e croutons

Dra Fernanda Molina Tosi - Nutricionista MS Ingredientes: Alface americana (crua) - 80g ou 1 prato mesa Palmito (conserva) - 400g ou 4 unidades médias Tomate cereja - 60g ou 6 unidades pequenas Kanikama - 180g ou 12 unidades pequenas Maçã verde - 232g ou 2 unidades pequenas Queijo cottage - 57,5g ou 2 colheres de sopa Salsinha (crua) - 16,9g ou 1 colher de sopa Croutons integrais - 62,5g ou 1 xícara de chá Azeitona verde (conserva) - 9,6g ou 4 unidades Limão (suco para temperar) - 10ml ou 1 colher de sopa Azeite de oliva (extravirgem) - 30ml ou 3 colheres de sopa Sal refinado - 6g ou 1 colher de chá Modo de preparo: Desfie o kanikama. Corte as maçãs em cubos, os palmitos em rodelas, os tomates cerejas ao meio e pique as azeitonas. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e tempere com o suco de limão e reserve. Arrume as folhas de alface em uma travessa. Por cima, coloque a mistura do palmito e distribua sobre esse queijo cottage. Acrescente a salsinha, sa...