Pular para o conteúdo principal

Receitas sem Lactose 2


Por Nayara Rodrigues

Abaixo segue algumas receitas que pacientes intolerantes à lactose podem consumir:

Antes, conheça mais um pouco sobre o assunto nas matérias:

* Intolerância à lactose

* Diagnóstico e tratamento

* Mais receitas



1) Leite Condensado de soja:

Ingredientes Medida Caseira

Leite de soja em pó 2 xícaras de chá

Água fervente 1 xícara de chá

Açúcar confeiteiro 1 xícara de chá

Margarina sem sal 2 colheres de sopa

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter consistência de leite condensado.

2) Waffles com leite de soja

Massa:

Ingredientes

Medida Caseira

Farinha de trigo

3 xícaras de chá

Leite de soja

2 xícaras de chá

Água

½ xícara de chá

Fermento em pó

3 colheres de chá

Ovos

4 unidades

Creme vegetal derretido

250 g

Sal

1 colher de chá

Açúcar

3 colheres de chá

Preparo:

Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas e o creme vegetal e vá acrescentando a farinha de trigo, o leite de soja, a água, o sal e o açúcar. Por fim, acrescente o fermento e as claras em neve. Distribua a massa na grelha para waffles e deixe dourar.

Coberturas

1. Frutas frescas e mel:

Pique as frutas de sua preferência, espalhe nos waffles e derrame um fio de mel por cima das frutas.

2. Banana com canela e açúcar:

Corte bananas ao comprido, leve-as ao microondas para aquecerem por 40 segundos em potência alta. Espalhe as fatias de banana nos waffles e coloque canela em pó por cima e açúcar de confeiteiro.

3) Bolo de xícara

Massa:

Ingredientes

Medida Caseira

Ovos pequenos

2 Unidades

Óleo

2 Colheres de sopa

Açúcar

4 Colheres de sopa

Farinha de trigo

10 Colheres de sopa

Leite de soja

½ xícara de chá

Fermento em pó

1 Colher de chá

Creme vegetal para untar

Farinha de trigo para polvilhar

Preparo:

Em um refratário pequeno, junte os ingredientes e bata vigorosamente com o auxílio de um garfo até ficar homogênio. Coloque a massa em quatro xícaras de chá iguais, que possam ser utilizadas no micro-ondas, untadas e polvilhadas, por cerca de 3 minutos, em potência alta.

Calda:

Ingredientes

Medida Caseira

Morangos picados

3 Unidades

Açúcar

1 Colher de sopa

Preparo: Em uma vasilha, coloque os morangos com açúcar e leve ao micro-ondas por cerca de 1 minuto em potência alta. Cubra os bolinhos e deixe esfriar. Sirva.

* Use recipientes próprios para o forno mircro-ondas, como as travessas de vidro ou de cerâmica lisas (sem desenho ou detalhe de metal). As ondas emitidas pelo equipamento atravessam esses materiais, aquecendo exclusivamente o alimento.

4) Esfiha de Escarola

Massa:

Ingredientes

Medida Caseira

Óleo

1 Xícara de chá

Ovos

2 Unidades

Sal

½ Colher de sopa

Fermento biológico

2 Tabletes (30g)

Farinha de trigo

6 Xícaras de chá

Preparo:

Em um liquidificador, bata o óleo com os ovos, o sal, o fermento e uma xícara (chá) de água morna. Em uma vasilha grande, coloque os ingredientes batidos e junte a farinha de trigo, aos poucos, sovando até soltar das mãos. Deixa descansar por cerca de 1 hora ou até dobrar o volume.

Recheio:

Ingredientes

Medida Caseira

Azeite

1 Colher de sopa

Cebola

1 Unidade

Lingüiça Picada

½ Xícara de chá

Escarola picada

1 maço

Sal

A gosto

Castanha de caju triturada

2 Colheres de sopa

Óleo para untar

Farinha de trigo para polvilhar

Preparo:

Em uma panela média, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte a lingüiça e doure por cerca de 5 minutos. Adicione o sal e as castanhas de caju. Misture bem e retire do fogo. Separe as porções de massa, abra e o coloque um pouco do recheio no centro. Feche no formato da esfiha e coloque em uma assadeira untada e polvilhada. Deixe crescer por cerca de 20 minutos e asse em Forno médio alto (200 ° C) preaquecido, por cerca de 30 minutos. Retire do forno e sirva.

Bibliografia:

BEYER, Peter L.. Tratamento médico nutricional para doenças do trato gastrointestinal inferior. In: MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia. Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 Cap. 27, p. 673-704.

HUBBARD, Sherry. Terapia médica nutricional para alergia e intolerância alimentar. In: MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia. Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 Cap. 29, p. 739-763.

Revista Nestlé com você. Junho 2010. Ano 12. N°46.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita leve: Salada de Kani com alface, palmito, cottage e croutons

Dra Fernanda Molina Tosi - Nutricionista MS Ingredientes: Alface americana (crua) - 80g ou 1 prato mesa Palmito (conserva) - 400g ou 4 unidades médias Tomate cereja - 60g ou 6 unidades pequenas Kanikama - 180g ou 12 unidades pequenas Maçã verde - 232g ou 2 unidades pequenas Queijo cottage - 57,5g ou 2 colheres de sopa Salsinha (crua) - 16,9g ou 1 colher de sopa Croutons integrais - 62,5g ou 1 xícara de chá Azeitona verde (conserva) - 9,6g ou 4 unidades Limão (suco para temperar) - 10ml ou 1 colher de sopa Azeite de oliva (extravirgem) - 30ml ou 3 colheres de sopa Sal refinado - 6g ou 1 colher de chá Modo de preparo: Desfie o kanikama. Corte as maçãs em cubos, os palmitos em rodelas, os tomates cerejas ao meio e pique as azeitonas. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e tempere com o suco de limão e reserve. Arrume as folhas de alface em uma travessa. Por cima, coloque a mistura do palmito e distribua sobre esse queijo cottage. Acrescente a salsinha, sa...

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível: * Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta:...

Caloria dos Pães