Pular para o conteúdo principal

Nutrição dos cabelos







Escolhas alimentares ajudam a mantê-los sempre bonitos

Por Thaís Pereira

Existe uma correlação direta entre o que comemos e a nossa saúde. Afinal, toda energia e matéria prima pra manter em atividade nosso organismo e produzirmos os hormônios, as enzimas e as proteínas necessárias ao nosso desenvolvimento provém dos alimentos que consumimos.

Nossos cabelos são compostos por 90% da proteína queratina (apresentando em sua estrutura: 18 aminoácidos, 8% de água, lipídeos, pentoses, glicogênio e ácido glutâmico, e 2% dos minerais de ferro, cobre, zinco, alumínio e cobalto).

A maioria das pessoas nunca estão satisfeitas com seus cabelos, por isso, a escolha dos alimentos auxilia na manutenção dos fios saudáveis, bonitos e brilhantes, além de evitar a queda. O estresse diário e dietas radicais sem acompanhamento nutricional também comprometem esse aspecto.

É necessário que a alimentação seja balanceada e focada em vitaminas e minerais. Deve-se dar preferência a alimentos integrais como aveia, centeio, cevada, arroz integral, soja, frutas e legumes, e reduzir o consumo de alimentos gordurosos (frituras, chocolates), que tornam os fios mais oleosos, deixando-os com aparência pesada.

Acompanhe na tabela a seguir os alimentos importantes na manutenção da qualidade capilar:

FUNÇÃO CAPILAR

ALIMENTOS FONTES

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS

Queda de cabelo

Ovos, frutos secos, sementes, fígado e carne

Ricos em vitamina B e zinco

Recuperação do brilho e aspecto sedoso

Carnes vermelhas, vegetais verdes, ovos e cereais

Ricos em ferro e vitamina E

Evitar a quebra

Frutos do mar e alho

Ricos em selênio (antioxidante que devolverá a elasticidade aos fios)

Proteção contra o Sol

Brócolis, aspargo, feijão, beterraba e suco de laranja

Contêm alto teor de ácido fólico (protetor natural contra os raios solares)

Evitar a caspa

Frutos do mar, crustáceos, cereais seus derivados

Ricos em selênio

Crescimento dos fios

Vegetais com folhas escuras, fígado, gema de ovo e frutas cítricas

Alimentos ricos em ferro e em vitamina C

Lubrificação

Gorduras insaturadas (ex. azeite de oliva)

Garantem bom funcionamento das glândulas sebáceas

Nutrição do couro cabeludo

Cereais integrais, carnes, peixes, frutos do mar, leite e vegetais folhosos)

Vitaminas do complexo B

Fortalecimento

Fígado, gema de ovo, vegetais amarelos, verde-escuros, melão e pêssego

Vitamina A

Apenas uma alimentação sadia e variada pode oferecer ao organismo todos os nutrientes que necessita, melhorando assim, o aspecto dos seus cabelos.

Dra. Thaís Pereira

thais.pereira@nutrees.com.br

www.nutrees.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita leve: Salada de Kani com alface, palmito, cottage e croutons

Dra Fernanda Molina Tosi - Nutricionista MS Ingredientes: Alface americana (crua) - 80g ou 1 prato mesa Palmito (conserva) - 400g ou 4 unidades médias Tomate cereja - 60g ou 6 unidades pequenas Kanikama - 180g ou 12 unidades pequenas Maçã verde - 232g ou 2 unidades pequenas Queijo cottage - 57,5g ou 2 colheres de sopa Salsinha (crua) - 16,9g ou 1 colher de sopa Croutons integrais - 62,5g ou 1 xícara de chá Azeitona verde (conserva) - 9,6g ou 4 unidades Limão (suco para temperar) - 10ml ou 1 colher de sopa Azeite de oliva (extravirgem) - 30ml ou 3 colheres de sopa Sal refinado - 6g ou 1 colher de chá Modo de preparo: Desfie o kanikama. Corte as maçãs em cubos, os palmitos em rodelas, os tomates cerejas ao meio e pique as azeitonas. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e tempere com o suco de limão e reserve. Arrume as folhas de alface em uma travessa. Por cima, coloque a mistura do palmito e distribua sobre esse queijo cottage. Acrescente a salsinha, sa...

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível: * Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta:...

Caloria dos Pães