Pular para o conteúdo principal

Linhaça Dourada X Linhaça Marrom


A linhaça dourada é produzida principalmente nos países do hemisfério sul, de clima frio. É de cor amarelada e apresenta sabor mais suave. A linhaça marrom é produzida nos países do hemisfério norte, de clima mais quente, assim como no Brasil. A diferença entre esses dois tipos de linhaça são basicamente estas, e a dourada, por ser exportada, é normalmente mais cara. A constituição das sementes é essencialmente a mesma.
A forma de consumo mais recomendada da linhaça é a triturada por possibilitar a melhor utilização de seus componentes. O ideal é que o consumidor triture os grãos em casa, no momento do consumo, pois alguns componentes são sensíveis a luz, calor e umidade. Além disso, os óleos da linhaça já triturada podem oxidar e formar um composto de gosto amargo, reduzindo sua duração.
A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum), utilizada há muitos anos como alimento.
É rica em fibras solúveis, que promovem o bom funcionamento do intestino, reduzem a absorção do colesterol, atrasam a absorção dos açúcares ingeridos, sendo portanto, bastante benéfica para diabéticos.
É também rica em vitaminas do complexo B, vitaminas C, E e A, ferro e zinco. De sua casca é extraído o óleo de linhaça, composto principalmente por Ômega 3 e 6. Estes óleos favorecem a produção de prostaglandinas pelo organismo, que aumentam a excreção de sódio pela urina, reduzindo os sintomas de retenção de líquido no período pré-menstrual.
As vitaminas A, C, E e o ômega 3, especialmente, são potentes agentes antioxidantes que protegem o corpo da formação de cânceres e do envelhecimento.
A linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas, um composto similar a um hormônio feminino, o estrógeno, que reduz drasticamente na menopausa. Portanto, a linhaça atua como repositor hormonal natural, reduzindo os desconfortos da menopausa. Como a ação estrogênica das lignanas é baixa, ela também ajuda a prevenir o aparecimento do câncer de mama.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Caloria dos Pães