Pular para o conteúdo principal

Temperando a vida, Cozinhando o galo

Esta expressão sempre me pareceu estranha até eu aprender a cozinhar e descobrir que se cozinha o galo por muito tempo para tentar deixá-lo macio, já que a carne é dura, fibrosa de difícil digestão. Conhecendo as coisas dos diferentes cantos do Brasil percebi que a cultura do cozinhar em demasia é muito difundida por aí, cozinha-se o alimento tanto que ele fica sem forma, sem gosto e com uma aparência pra lá de esquisita.

Verduras então, nem se fala: cozinham acrescentando água, até quase desmancharem, e aí, claro, quem come aquela coisa diz: - Ah, não gosto de verduras, não têm gosto de nada.

Com a vida acontece a mesma coisa: cozinhamos situações, pensamentos e emoções até perderem o gosto, até ficarem tão sem forma que já nem sabemos se um dia as sentimos realmente. Casamentos cozidos como o galo, coisas que queremos dizer e que ficam entalados na garganta, emoções sorrateiras cozidas no caldeirão do medo e do preconceito, acabam virando um angu de caroço. Quem de nós não viveu situações em que ficou esperando o melhor momento para tomar uma atitude, e a coisa foi tomando tal rumo que acabamos perdendo o controle, acabamos fazendo o que não devíamos, dizendo o que não devia ser dito?

Melhor agir na vida como se estivéssemos cozinhando o camarão, alguns segundos de um lado, alguns segundos de outro com cuidado e atenção porque senão vira borracha, fica duro e intragável.

Prefiro que minha vida fique cheia de camarões tenros do que de galos duros e borrachentos.


(Júlia Rodrix é publicitária e escritora)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita leve: Salada de Kani com alface, palmito, cottage e croutons

Dra Fernanda Molina Tosi - Nutricionista MS Ingredientes: Alface americana (crua) - 80g ou 1 prato mesa Palmito (conserva) - 400g ou 4 unidades médias Tomate cereja - 60g ou 6 unidades pequenas Kanikama - 180g ou 12 unidades pequenas Maçã verde - 232g ou 2 unidades pequenas Queijo cottage - 57,5g ou 2 colheres de sopa Salsinha (crua) - 16,9g ou 1 colher de sopa Croutons integrais - 62,5g ou 1 xícara de chá Azeitona verde (conserva) - 9,6g ou 4 unidades Limão (suco para temperar) - 10ml ou 1 colher de sopa Azeite de oliva (extravirgem) - 30ml ou 3 colheres de sopa Sal refinado - 6g ou 1 colher de chá Modo de preparo: Desfie o kanikama. Corte as maçãs em cubos, os palmitos em rodelas, os tomates cerejas ao meio e pique as azeitonas. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e tempere com o suco de limão e reserve. Arrume as folhas de alface em uma travessa. Por cima, coloque a mistura do palmito e distribua sobre esse queijo cottage. Acrescente a salsinha, sa...

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível: * Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta:...

Caloria dos Pães