Pular para o conteúdo principal

Protetor Solar Comestível

Dra Michelle Emily E. Santana – Nutricionista MG


Você sabia que alguns alimentos são capazes de proteger a nossa pele contra os temíveis raios ultravioletas? É isso mesmo! Certos alimentos contêm substâncias que diminuem os danos causados pela penetração destes raios em nossa pele, atuando, assim, juntamente com o protetor solar tópico. Para conquistar um bronzeado saudável, é importante aumentar a ingestão destes alimentos um mês antes do período de exposição, garantindo, assim, que as substâncias fotoprotetoras se acumulem no organismo. Portanto, se anime: existe uma forma mais gostosa e divertida de se proteger nesse verão!

Frutas cítricas: Estas frutas oferecem ótimos teores de vitamina C. Como antioxidante, a vitamina C combate os radicais livres gerados pelos raios UV, reduzindo a possibilidade de ocorrer uma mutação no DNA das células da pele.

Castanhas e nozes: Estas oleaginosas são boas fontes de vitamina E. Ao proteger as membranas celulares contra os radicais livres, a vitamina E exerce ação antioxidante, ação esta que se torna ainda mais efetiva na presença de vitamina C.

Chá verde: O chá verde contém uma substância chamada epigalocatequina galato (EGCG). A ECG é a responsável por diminuir a inflamação cutânea e os cânceres causados pelos raios UV.

Tomate: O tomate é rico em licopeno. Esta substância antioxidante acelera o processo de bronzeamento, além de aumentar a resistência aos raios UV e de diminuir a vermelhidão da pele causada pela exposição solar.

Cenoura: A cenoura é uma excelente fonte de beta-caroteno, substância com alta capacidade antioxidante. Este carotenóide é responsável por proteger a pele contra os raios solares e conferir um bronzeamento saudável. Mesmo após a exposição aos raios UV, o beta-caroteno é benéfico, pois age de modo ativo da recuperação da pele.

Mirtilo: As antocianinas presentes nesta frutinha atenuam a toxicidade induzida pela radiação UVB, reduzem a produção de radicais livres e os possíveis danos causados ao DNA após uma exposição solar.

Viu como é fácil cuidar da sua pele?! Agora você já sabe o que comer na beira do mar ou da piscina...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita leve: Salada de Kani com alface, palmito, cottage e croutons

Dra Fernanda Molina Tosi - Nutricionista MS Ingredientes: Alface americana (crua) - 80g ou 1 prato mesa Palmito (conserva) - 400g ou 4 unidades médias Tomate cereja - 60g ou 6 unidades pequenas Kanikama - 180g ou 12 unidades pequenas Maçã verde - 232g ou 2 unidades pequenas Queijo cottage - 57,5g ou 2 colheres de sopa Salsinha (crua) - 16,9g ou 1 colher de sopa Croutons integrais - 62,5g ou 1 xícara de chá Azeitona verde (conserva) - 9,6g ou 4 unidades Limão (suco para temperar) - 10ml ou 1 colher de sopa Azeite de oliva (extravirgem) - 30ml ou 3 colheres de sopa Sal refinado - 6g ou 1 colher de chá Modo de preparo: Desfie o kanikama. Corte as maçãs em cubos, os palmitos em rodelas, os tomates cerejas ao meio e pique as azeitonas. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e tempere com o suco de limão e reserve. Arrume as folhas de alface em uma travessa. Por cima, coloque a mistura do palmito e distribua sobre esse queijo cottage. Acrescente a salsinha, sa...

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível: * Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta:...

Caloria dos Pães