Pular para o conteúdo principal

Dicas de Viagem – Parte 2 (Verão)


O verão está chegando e as revistas e sites estão cheios de dicas para obter “um corpo perfeito” e as academias cada vez mais lotadas. Sim, é hora de criar coragem para melhorar a alimentação e consequentemente perder uns quilinhos, porém não só nessa época deve-se ter essa iniciativa. Pois, alimentação saudável associada a exercício é sinônimo de saúde!

1) Faça cerca de 5 a 6 refeições por dia

Quando alimentamos mais vezes ao dia, ingerimos porções menores de alimentos e não exageramos nas principais refeições. Evitando excesso de gorduras saturadas e carboidratos simples que geralmente estão em alimentos que geram maior saciedade.

2) Lanchinhos

Os lanchinhos entre as principais refeições devem ser ricos em fibras e leves. Coma frutas, barrinhas de cereal, sucos de frutas, biscoitos integrais, cereais com leite.

3) Tome cerca de 2 litros de água por dia

Com o calor do verão o corpo transpira mais e você tende a desidratar mais rapidamente. Caso esteja fazendo alguma atividade física, sempre leve com você uma garrafinha de água, leve também para trabalho. E em casa não esqueça de tomar água sempre que lembrar.

4) Coma frutas e verduras

As frutas e as verduras são ricas em fibras e vitaminas diversas, sendo as fibras responsáveis pelo bom funcionamento do intestino juntamente com a água, diminuem o colesterol e a glicose sanguínea, geram saciação após as refeições e as vitaminas possuem diversas funções que colaboram para o maior funcionamento do corpo.

5) Mastigue bem os alimentos

Quando mastigamos bem os alimentos facilitamos a digestão diminuindo a sensação de estômago cheio, além de gerar maior saciação.

6) Saiba fazer boas escolhas de alimentos

Quando for ao supermercado ou na lanchonete/restaurante saiba escolher a opção mais saudável, evitando exageros e contaminação por alimentos. Entre o diet e light para quem quer perder peso; escolha o light, entre o suco e o refrigerante; o suco de fruta, entre o sanduiche de frango ou hambúrguer; o de filé de frango, entre o picolé de chocolate e o de fruta; o de fruta ...

7) Explore os sabores naturais

Muitas vezes esquecemos que os alimentos possuem seu sabor próprio e com isso colocamos muito açúcar e/ou sal nos pratos que preparamos, tirando muitas vezes o sabor próprio do alimento. Use mais temperos naturais, como: alho, cebola, cebolinha, salsinha, coentro, salsa, pimentão, manjericão... Nos doces e sucos, abuse do próprio açúcar das frutas e do mel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal