Pular para o conteúdo principal

Dicas de Viagem – Parte 2 (Verão)


O verão está chegando e as revistas e sites estão cheios de dicas para obter “um corpo perfeito” e as academias cada vez mais lotadas. Sim, é hora de criar coragem para melhorar a alimentação e consequentemente perder uns quilinhos, porém não só nessa época deve-se ter essa iniciativa. Pois, alimentação saudável associada a exercício é sinônimo de saúde!

1) Faça cerca de 5 a 6 refeições por dia

Quando alimentamos mais vezes ao dia, ingerimos porções menores de alimentos e não exageramos nas principais refeições. Evitando excesso de gorduras saturadas e carboidratos simples que geralmente estão em alimentos que geram maior saciedade.

2) Lanchinhos

Os lanchinhos entre as principais refeições devem ser ricos em fibras e leves. Coma frutas, barrinhas de cereal, sucos de frutas, biscoitos integrais, cereais com leite.

3) Tome cerca de 2 litros de água por dia

Com o calor do verão o corpo transpira mais e você tende a desidratar mais rapidamente. Caso esteja fazendo alguma atividade física, sempre leve com você uma garrafinha de água, leve também para trabalho. E em casa não esqueça de tomar água sempre que lembrar.

4) Coma frutas e verduras

As frutas e as verduras são ricas em fibras e vitaminas diversas, sendo as fibras responsáveis pelo bom funcionamento do intestino juntamente com a água, diminuem o colesterol e a glicose sanguínea, geram saciação após as refeições e as vitaminas possuem diversas funções que colaboram para o maior funcionamento do corpo.

5) Mastigue bem os alimentos

Quando mastigamos bem os alimentos facilitamos a digestão diminuindo a sensação de estômago cheio, além de gerar maior saciação.

6) Saiba fazer boas escolhas de alimentos

Quando for ao supermercado ou na lanchonete/restaurante saiba escolher a opção mais saudável, evitando exageros e contaminação por alimentos. Entre o diet e light para quem quer perder peso; escolha o light, entre o suco e o refrigerante; o suco de fruta, entre o sanduiche de frango ou hambúrguer; o de filé de frango, entre o picolé de chocolate e o de fruta; o de fruta ...

7) Explore os sabores naturais

Muitas vezes esquecemos que os alimentos possuem seu sabor próprio e com isso colocamos muito açúcar e/ou sal nos pratos que preparamos, tirando muitas vezes o sabor próprio do alimento. Use mais temperos naturais, como: alho, cebola, cebolinha, salsinha, coentro, salsa, pimentão, manjericão... Nos doces e sucos, abuse do próprio açúcar das frutas e do mel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Caloria dos Pães