Pular para o conteúdo principal

Fibras: Benefícios para nossa saúde.


Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

Muitas vezes já vimos falar das fibras, devido seus benéficos para nossa saúde. Mas afinal o que são as fibras? As fibras são resíduos de células vegetais que não são digeridas pela parte superior do nosso tubo digestivo não nos fornecendo calorias. São compostos de celulose, pectina, gomas e cera. Temos então dois tipos de fibras: As insolúveis e solúveis.

As fibras insolúveis têm capacidade de retenção de água, e ajudam na eliminação do bolo fecal, absorvem agentes cancerígenos prevenindo o câncer de cólon. As fibras insolúveis permanecem intactas no trato gastrintestinal diminuindo o tempo no intestino aumentando o bolo fecal tornando as fezes mais macias tendo efeitos positivos em hemorróidas varizes e diverticulite. São encontradas em: verduras, farelo de trigo, cereais integrais (pão, arroz).

Já as fibras solúveis aumentam o tempo de exposição dos nutrientes no estômago proporcionando melhora na digestão destes. Promovem uma menor absorção de glicose ajudando as pessoas que possuem diabetes além de ajudar a diminuir o risco de diabetes tipo II. Diminuem a absorção de colesterol, pois absorvem ácidos biliares desviando o colesterol endógeno para nova síntese de ácidos biliares. Também protege contra o câncer de intestino. São encontradas em frutas, verduras, aveia, cevada, leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico)

As fibras também ajudam na redução do peso, pois necessitam de mais tempo de mastigação gerando assim uma maior saciedade.

A escassez de fibras pode levar a obstipação (prisão de ventre) e apesar dos inúmeros benefícios o seu excesso deve ser evitado, pois pode interferir negativamente na absorção de minerais especialmente cálcio e zinco.

Mas para as fibras exercerem seu papel temos que ingerir uma quantidade adequada de água podendo levar ao efeito contrário se aumentar o consumo de fibras, mas não o de água.

Por isso devemos ter uma alimentação balanceada, bem colorida e variada que nos forneça minerais, vitaminas e fibras. Para que isso aconteça consuma diariamente frutas, verduras e cereais integrais e não se esqueça da água.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

MELLO, Vanessa D.de e LAAKSONEN, David E.. Fibras na dieta: tendências atuais e benefícios à saúde na síndrome metabólica e no diabetes melito tipo 2. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2009, vol.53, n.5, pp. 509-518. ISSN 0004-2730. http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302009000500004.

MELLO, Carolina Santos; FREITAS, Karine de Cássia; TAHAN, Soraia e MORAIS, Mauro Batista de. Consumo de fibra alimentar por crianças e adolescentes com constipação crônica: influência da mãe ou cuidadora e relação com excesso de peso. Rev. paul. pediatr. [online]. 2010, vol.28, n.2, pp. 188-193. ISSN 0103-0582. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822010000200010.

DOSSIÊ: fibras alimentares. Food ingredientes Brasil, n-3, 2008. www.revistafi.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caloria dos Pães

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Receita leve: Salada de Kani com alface, palmito, cottage e croutons

Dra Fernanda Molina Tosi - Nutricionista MS Ingredientes: Alface americana (crua) - 80g ou 1 prato mesa Palmito (conserva) - 400g ou 4 unidades médias Tomate cereja - 60g ou 6 unidades pequenas Kanikama - 180g ou 12 unidades pequenas Maçã verde - 232g ou 2 unidades pequenas Queijo cottage - 57,5g ou 2 colheres de sopa Salsinha (crua) - 16,9g ou 1 colher de sopa Croutons integrais - 62,5g ou 1 xícara de chá Azeitona verde (conserva) - 9,6g ou 4 unidades Limão (suco para temperar) - 10ml ou 1 colher de sopa Azeite de oliva (extravirgem) - 30ml ou 3 colheres de sopa Sal refinado - 6g ou 1 colher de chá Modo de preparo: Desfie o kanikama. Corte as maçãs em cubos, os palmitos em rodelas, os tomates cerejas ao meio e pique as azeitonas. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e tempere com o suco de limão e reserve. Arrume as folhas de alface em uma travessa. Por cima, coloque a mistura do palmito e distribua sobre esse queijo cottage. Acrescente a salsinha, sa...