Pular para o conteúdo principal

Imagem corporal: de um novo ângulo

Dra Paola Penoni de Vasconcelos -Nutricionista MG

“Estamos ligados ao nosso corpo como uma ostra à sua concha”. Platão

A citação acima expõe a importância que existe entre, tudo o que acontece com o nosso corpo e o nosso próprio “eu” (entendam este “eu” como o primeiro pensamento/sentimento que vem a sua mente).

E diante disso, ressalto a importância da Imagem Corporal para o tratamento/acompanhamento nutricional personalizado.

Temos a ”Imagem Corporal como uma impressão digital, pois cada indivíduo possui uma experiência corporal que é única” (CASTILHO,2001).

Possuímos duas vertentes determinantes para a nossa imagem corporal, onde uma depende da área biológica, que é a herança ancestral e outra da área cultural, que é influenciada pela localização, sociedade, parte econômica e outros.

Para você cliente/paciente que está lendo este artigo, pare e sinta o que sente em relação ao seu corpo, sinta também qual é a sua imagem corporal. Você consegue ter noção do seu tamanho? Do tamanho do seu braço ou perna, por exemplo? Qual é o grupo que você faz parte? É descendente de qual raça?

À você profissional (nutricionista), vejo que em um tratamento nutricional, lidamos com vários clientes/pacientes com distorções na imagem corporal. Por isso precisamos sempre investigar, pois serve de mais uma ferramenta poderosa para o êxito do tratamento.

De acordo com (CASTILHO,2001) devemos (clientes/profissionais):

· “Identificar quão satisfeito (ou insatisfeito) o indivíduo se encontra em relação aos vários aspectos do seu corpo;

· Examinar a avaliação de diferentes partes de seu corpo atual e como gostaria que ele fosse, quantificando, para cada região, o seu grau de importância;

· Detectar emoções negativas relacionadas à imagem corporal como ansiedade, desgosto, desesperança, raiva, inveja, vergonha ou incômodo em diferentes situações e acompanhado de diferentes pessoas;

· Reconhecer pensamentos sobre aparência física que surgem à mente ao longo de sua rotina diária;

· Perceber algumas formas de pensar, sentir ou comportar-se em relação ao corpo, tanto em termos de aparência quanto de saúde e atividade física.”

Este inquérito pode servir de indicativo para identificarmos os pacientes que possuem Transtornos Alimentares como Anorexia, Bulimia, Compulsão Alimentar, Vigorexia, Culto ao corpo perfeito. Assim todos os cuidados, cliente/paciente (procurar os profissionais certos se houver alguma suspeita) profissionais (avaliar se possui ou não algum transtorno e trabalhar juntamente com uma equipe especializada no mesmo), serão tomados com mais assertividade.

Um exercício bem simples: Pegue um giz e desenhe você mesmo no chão... depois deite em cima e peça para alguém ver se ficou na linha, fora da linha ou para dentro da linha.

Comece a se conhecer!

REFERENCIA

CASTILHO, Simone Mancini - Imagem Corporal - 1a. ed., Santo André - SP ESETec Editores Associados, 2001.


Por

Paola Penoni de Vasconcelos

Nutricionista Psicodramatista e Consteladora Familiar

À disposição para qualquer dúvida: paolapnut@yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita leve: Salada de Kani com alface, palmito, cottage e croutons

Dra Fernanda Molina Tosi - Nutricionista MS Ingredientes: Alface americana (crua) - 80g ou 1 prato mesa Palmito (conserva) - 400g ou 4 unidades médias Tomate cereja - 60g ou 6 unidades pequenas Kanikama - 180g ou 12 unidades pequenas Maçã verde - 232g ou 2 unidades pequenas Queijo cottage - 57,5g ou 2 colheres de sopa Salsinha (crua) - 16,9g ou 1 colher de sopa Croutons integrais - 62,5g ou 1 xícara de chá Azeitona verde (conserva) - 9,6g ou 4 unidades Limão (suco para temperar) - 10ml ou 1 colher de sopa Azeite de oliva (extravirgem) - 30ml ou 3 colheres de sopa Sal refinado - 6g ou 1 colher de chá Modo de preparo: Desfie o kanikama. Corte as maçãs em cubos, os palmitos em rodelas, os tomates cerejas ao meio e pique as azeitonas. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e tempere com o suco de limão e reserve. Arrume as folhas de alface em uma travessa. Por cima, coloque a mistura do palmito e distribua sobre esse queijo cottage. Acrescente a salsinha, sa...

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível: * Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta:...

Caloria dos Pães