Pular para o conteúdo principal

Hipotireoidismo Dieta


por Dra Ana Cláudia Silva – Nutricionista MG

O Hipotireoidismo caracteriza-se por uma baixa função da glândula tireóide, tendo como causa doença auto-imune, cirurgias (redução do tecido tireoidiano) ou devido a doença hipotalâmica ou hipofisária.
 
A consequência é a quantidade insuficiente de hormônios favorecendo o aparecimento de sintomas como:  pele seca, ganho de peso, constipação intestinal, fadiga, intolerância ao frio, sonolência excessiva entre outras manifestações.

O tratamento medicamentoso deve ser avaliado pelo médico e é de grande importância para o controle da doença e melhor resultado das orientações nutricionais. A levotiroxina, medicamento comumente prescrito pelos médicos, deve ser tomada em jejum. Portanto, atenção para adequar o horário da medicação!

Algumas vezes ouvimos relatos de pacientes com hipotireoidismo “justificando” que o excesso

de peso deve-se aos problemas com a tireoide. Porém, isso não deve ser uma desculpa para deixar os

cuidados com a saúde para depois. Ao utilizar a medicação adequadamente e realizar consultas periódicas com uma equipe multidisciplinar o paciente com hipotireoidismo pode conseguir o controle do peso.

O peso excessivo pode contribuir para descontroles da glicemia e da pressão arterial, nesse caso o uso de alimentos integrais, ricos em fibras, pode auxiliar no controle do açúcar no sangue e evitar os alimentos e temperos industrializados auxilia na redução da ingestão de sódio favorecendo níveis de pressão arterial adequados.

No hipotireoidismo, como pode ocorrer um aumento dos lipídeos do sangue (colesterol) há um maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Então, recomenda-se a redução do consumo de alimentos ricos em gorduras como carnes gordurosas, bacon, embutidos, toucinho e leite integral.

Outra queixa muito comum é a constipação, ou intestino preso. Outra vez, o consumo de alimentos fontes de fibras pode ajudar, desde que seja acompanhado da ingestão adequada de água. Para relembrar, alguns alimentos ricos em fibras são: pão e arroz integral, frutas com casca, verduras folhosas, aveia e farelo de trigo.

Para adequada função da tireoide o consumo de alimentos ricos em zinco (agrião, salsinha, carne bovina magra) e cobre (nozes, castanhas, fígado, abóbora) pode ajudar. O iodo auxilia na formação dos hormônios da tireoide, portanto recomenda-se o consumo de alimentos fontes desse nutriente como: peixes, frutos do mar e utilizar o sal iodado com moderação.

Lembre-se: o tratamento adequado pode ajudar a superar o hipotireoidismo e melhorar sua qualidade de vida.

Referências:
LEÃO, L. S. C. S.; GOMES, M. C. R. Manual de Nutrição Clínica. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. Hipotireoidismo. Projeto Diretrizes,
2005.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Caloria dos Pães