Pular para o conteúdo principal

Probióticos e Prebióticos Benefícios

por Dra. Fabiana Neumann - Nutricionista RS

Segundo dados da Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO), cerca de 20% das pessoas sofrem diariamente com o seu intestino, a famosa “prisão de ventre”. Felizmente existem dois componentes que podem ajudar o intestino a funcionar melhor, são os prebióticos e os probióticos. 



Os probióticos são produtos farmacêuticos ou alimentares (presentes nos iogurtes e leites fermentados) que contem microorganismos vivos, como os lactobacilos e as bifidobactérias. Esses “bichinhos”, depois de ingeridos, ajudam a regular o nosso intestino e nos protegem das infecções. 

O intestino é por onde a maioria dos nutrientes é absorvida e é nele também que passam várias bactérias prejudiciais à saúde. Por isso, os probióticos têm a função de proteger as paredes do nosso intestino formando uma espécie de “barreira” contra os microorganismos alergênicos e patogênicos (que causam doença). Além disso, os probióticos ajudam a absorver melhor os nutrientes, principalmente ferro, cálcio e vitaminas do complexo B e também previnem o câncer de cólon. 

Já, os prebióticos, são conhecidos como as fibras não digeríveis que funcionam como alimentos para as bactérias intestinais benéficas. Os componentes mais conhecidos são o FOS (frutooligosacarídeos) e a inulina. 

O FOS é encontrado nos alimentos de origem vegetal como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja. E a inulina está presente principalmente na chicória, no alho, na cebola, no aspargo e na alcachofra. 

Os prebióticos agem em conjunto com os probióticos, regulando o trânsito intestinal, melhorando o sistema imune e reduzindo a absorção de gorduras e açúcares. Também melhoram a absorção de cálcio e magnésio pelo organismo. O cálcio previne doenças ósseas e o magnésio atua diretamente na contração muscular. Recomenda-se que esses compostos sejam ingeridos diariamente na alimentação. Portanto habitue-se a comer iogurtes e fibras.

E não esqueça de ingerir muita água também. É uma ótima combinação para manter a saúde do seu intestino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Caloria dos Pães