Pular para o conteúdo principal

A Base de um Cardápio Estético




A base de um cardápio estético deve ser de baixo índice glicêmico (IG).



Estudos comprovam que a troca de alimentos com IG alto, por alternativas de IG baixo, acelera o metabolismo, a queima de gorduras, produz menos insulina, reduz o apetite e melhora o rendimento em atividades físicas.
Além de inserir alimentos com baixo IG na dieta de pacientes/clientes, também é possível reduzir o IG dos alimentos, através de processos culinários.


Abaixo segue uma relação com alimentos com baixo IG que podem ser adicionados em um cardápio estético:


  • FRUTAS VERMELHAS – ricas em antioxidantes. Exemplo: mirtilo, morango, framboesa;
  • CEREAIS E LEGUMINOSAS – principalmente os que contêm grande quantidade de fibras e proteínas. Exemplo: feijão, lentilha, arroz integral;
  • CRUSCÍFERAS – preferir o cozimento no vapor e não na água. Exemplos: brócolis, repolho, couve e couve-flor;
  • CHOCOLATE AMARGO – alimentos com baixo IG, pois contém gorduras e laticínios, no entanto, deve-se dar preferência àqueles com 70 a 80% de cacau. O consumo deve se restringir a apenas 4 “quadradinhos”  por vez, cerca de 100 kcal.
  • ERVAS DE CONDIMENTOS – deve dar preferência ao alecrim, salsa, orégano ricos em antioxidantes;
  • NOZES E SEMENTES – a quantidade de gordura essencial presente nas nozes e sementes ajuda a reduzir o IG destes alimentos. São ótimas para a pele e podem estimular a queima de gordura, no entanto são calóricas, deve-se tomar cuidado para não exagerar na quantidade.
  • AVEIA – alimento conhecido por sua capacidade de reduzir níveis de colesterol;
  • QUINUA – um dos alimentos mais completos que existem. Possui níveis altíssimos de proteínas e carboidratos complexos, além de ferro e vitamina B.
  • SOJA – grande fonte de proteínas e rica em isoflavonas , substância com ação semelhante ao estrogênio no corpo, reduzindo o risco de problemas ligados à menopausa.
  • BATATA E MACARRÃO AL DENTE – possuem IG mais baixo que o arroz e por isso podem ser substituído por este nas refeições.
  • Alto IG
    Médio IG
    Baixo IG
    Bebidas com glicoseArroz basmati e integralAveia
    Pães brancosAbacaxiMacarrão
    Arroz brancoBeterrabaFeijões
    Purê de batataCenouraGrãos
    MelãoPão sírioNozes e sementes
    PanquecasAlimentos á base de soja
    Maçã
    Leite
    Fonte: Manual de Atendimento em Nutrição Estética – 2ª Edição. IPGS – Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Caloria dos Pães