Pular para o conteúdo principal

Nutrição Esportiva Caseina


por Dra. Ana Paula Alves Delarmelina Cabral - Nutricionista ES


Os suplementos alimentares são preparações a fim de complementar uma dieta, fornecendo vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos.
Hoje iremos falar sobre a caseína, uma proteína que é encontrada no leite e representa cerca de 80% do total de proteínas.
A caseína se mostra tão boa quanto outras fontes de proteína (como a soja e albumina- proteína do ovo), com uma incrível proporção de 20,5% de glutamina. Além disso, pode ajudar na regulação do tempo de proteínas pelo intestino, devido a tendência de formação de um “gel”.
Isto reduz a velocidade de passagem podendo ajudar na absorção de aminoácidos, peptídeos e proteínas inteiras pela parede intestinal devido a uma exposição estendida.
A caseína é um ótimo suplemento alimentar para os atletas ou praticantes de atividades físicas. A maior absorção de proteínas ajuda a suprir suas necessidades diárias de aminoácidos, assim como o consumo combinado de Whey Protein com caseína é muito benéfico, na medida em que a absorção e a biodisponibilidade de cada um deles ocorrem em momentos distintos, o que faz com que essas fontes de proteína atuem de forma complementar.

Utilização
A quantidade a ser usada varia da quantidade de proteína por porção da caseína e também do peso de quem está utilizando, mas geralmente fica em torno de 30 e 60 gramas.
Alguns profissionais recomenda usar antes de dormir, para garantir uma corrente contínua de aminoácidos sendo lançada no sangue e prevenção de catabolismo, enquanto outros recomendam a utilização ao acordar, misturado com whey protein.
Lembrando-se que, o consumo de suplemento alimentar deve ser orientado por um profissional nutricionista ou médico.



Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Suplemento_alimentar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Caloria dos Pães