Pular para o conteúdo principal

Dieta na Síndrome de Down


Síndrome de Down e "Mongolismo" são a mesma coisa. Como o termo "Mongolismo" é pejorativo, e  por isso inadequado, passou-se a usar Síndrome de Down ou Trissomia. Todas as pessoas estão sujeitas a ter um filho com Síndrome de Down, independente da raça ou condição sócio-econômica. No Brasil, acredita-se que  ocorra um caso em cada 600 nascimentos, isso quer dizer que nascem cerca de 8 mil bebês com Síndrome de  Down por ano. Diferente do que muitas pessoas pensam a Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma  alteração genética que ocorre por ocasião da formação do bebê. 
Todos os seres humanos são formados por células. Essas células possuem em sua parte central um conjunto de pequeninas estruturas que determinam as características de cada um, como: cor de cabelo, cor da pele, altura etc.  Essas estruturas são denominadas cromossomos, o número de cromossomos presente nas células de uma pessoa é 46 (23 do pai e 23 da mãe), e estes se dispõem em pares, formando 23 pares. No caso 
da Síndrome de Down, ocorre um erro na distribuição e, ao invés de 46, as células recebem 47 cromossomos. O  elemento extra fica unido ao par número 21. Daí também, o nome de Trissomia do 21. 

Orientações dietéticas: 
 Prevenir problemas emocionais que possam levar a ingestão excessiva de alimentos (gula); 
 Paciente inativo: compensar reduzindo a ingestão calórica; 
 Tratar constipações, diarréias e infecções; 
 Suprir a demanda de calorias e proteínas de acordo com a idade e evitar prejuízos adicionais ao cérebro; 
 Monitorar pica (apetite por terra, água de sabonete, cabelo, tijolo, fósforo), gula e idiossincrasias; 
 Suplementar a dieta com Vit. A, Complexo B e zinco; 
 Acompanhar e ajudar na alimentação, se necessário; 
 Repor líquidos, no caso de perda por salivação intensa ou diarréia; 
 No caso de constipação incentivar a ingestão de fibras; 
 Explicar técnicas de alimentação; 
 Discutir o uso de instrumentos que auxiliem na alimentação; 
 Orientar para não fazer as refeições com pressa; 
 Monitorar o crescimento, por meio da curva de crescimento própria para DOWN, segundo o 
preconizado por Kingsley (1997) (VIUNISKI, 2003). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Caloria dos Pães