Pular para o conteúdo principal

Nutrição infantil dicas para BABÁ


Após o período de licença maternidade e com a volta ao trabalho, muitas vezes o bebê passa a ser cuidado pela babá. Surge então a insegurança da mãe em relação aos cuidados que serão direcionados para seu filho, principalmente em relação a alimentação. O ideal é que até os seis meses o bebê receba apenas o leite materno. Após essa idade inicia-se a fase de introdução da alimentação complementar.
Como treinar a babá para oferecer a criança uma alimentação saudável? Algumas orientações são fundamentais:
·         Oriente sobre a necessidade de higienizar o local e os utensílios que serão usados para preparar as refeições do bebê. A higiene pessoal também deve ser reforçada, pois todos esses cuidados podem evitar contaminações e consequências como diarreia.
·         A introdução da alimentação complementar deve acontecer aos poucos. A cada novo alimento inserido devem ser observadas as reações do bebê, como modificação nas fezes, cólicas e manifestações na pele. O ideal é que o bebê siga um cardápio elaborado por nutricionista, porém se não ocorrer esse planejamento, a mãe pode solicitar que a babá anote todos os alimentos ingeridos pelo bebê em um diário alimentar. Assim será mais fácil identificar possíveis intolerâncias ou alergias alimentares.
·         Como o aleitamento materno pode e deve continuar, caso a mãe não tenha disponibilidade para realizar as mamadas, poderá realizar a ordenha. O leite deverá ser acondicionado em recipientes adequados e mantido em refrigeração. A babá deverá aquecer o leite em banho-maria e oferecer preferencialmente em copinhos específicos para esse fim.
·         A mãe também deverá repassar para a babá a textura dos alimentos que a criança já consome e explicar sobre a necessidade de modificar a consistência aos poucos. No início, o bebê irá consumir alimentos pastosos, parecidos com papa ou purê, gradativamente, a consistência deverá ser aumentada até chegar a alimentação da família.
·         A babá deverá ser orientada a não oferecer ao bebê alimentos industrializados, guloseimas ou preparações muito temperadas. Outra recomendação importante é reforçar para a babá que não há necessidade de acrescentar açúcar ao leite e sucos.
A formação de hábitos alimentares saudáveis na infância é essencial para sua manutenção na vida adulta. Nada melhor do que contar com uma babá bem treinada para auxiliar nessa tarefa!

Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. OPAS. Guia alimentar para crianças menores de dois anos. Brasília, 2002.
EUCLYDES, M. P. Nutrição do lactente – Base científica para uma alimentação adequada. 2. ed. Viçosa, MG, 2000.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Caloria dos Pães