Pular para o conteúdo principal

Suplementos Verdadeiros Resultados



por Dra. Cristiane Tecchio Nutricionista MG


A utilização de suplementos alimentares é uma prática bastante disseminada no mundo dos esportes e das academias. Grande parte dos praticantes de exercícios físicos acredita que, para a obtenção dos melhores resultados, estéticos e de performance, é necessário e essencial o uso de suplementos alimentares.
O excesso de determinados compostos alimentares, ou ergogênicos, pode sobrecarregar o organismo, prejudicando-o, ao passo que os outros, na verdade, nada exercem do que um efeito placebo, ou seja, efeito psicológico.
Estudos mostram que muitos suplementos existentes no mercado estão “contaminados” por hormônios esteroides anabolizantes, ou seja, por hormônios que estimulam o crescimento muscular, mas que, infelizmente, são causadores de uma série de efeitos colaterais negativos, que prejudicam a saúde e podem até matar.
A alimentação saudável e balanceada atende ás necessidades nutricionais da maior parte das pessoas fisicamente ativas.
Casos específicos (p. ex., atletas de alto nível ou pessoas com cotidiano estressante e corrido, sem tempo para realizar uma alimentação correta ao longo do dia) necessitam de suplementos alimentares. De acordo com as pesquisas científicas, os suplementos alimentares mais indicados atualmente são:
Reposição hidroeletrolíticos (ou “bebidas esportivas”, ou isotônicos): fazem a reposição de água, sódio, potássio, cloreto e carboidrato (glicose e frutose, normalmente).
Alimentos proteicos ou suplementos de proteínas de alto valor biológico (albumina, proteinato de sódio e whey protein): complementam a ingestão diária de proteínas, caso a alimentação seja diferente nesse macronutrientes e a pessoa não consiga suprir as necessidades diárias com a alimentação normal. Também pode ser indicado se o objetivo for o de criar praticidade no dia a dia corrido de determinadas pessoas. Pode ser consumido antes, mas principalmente pós-treino, de preferência, sempre acoplando um alimento rico em carboidrato, caso o objetivo principal seja o ganho de massa muscular. Para atletas de endurance, o ideal é acoplar a proteína ao carboidrato no período do pós-treino. Estes suplementos são representados por proteínas completas, portanto, quando utilizados regularmente, o uso extra de outros suplementos, como os de aminoácidos isolados, ou de BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), fica mais enfaticamente contraindicado. Não existira razão para tal suplementação extra.
Repositores energéticos ou carboidratos: a maltodextrina, as bebidas ricas em mix de carboidratos, que de modo geral são os produtos comerciais com a inicial CARBO no nome. Além do gel de carboidrato acompanhado por goles de água pura devem ser utilizados antes, durante e pós-treinos e/ou competição. Observar a diluição correta da solução para se evitar o desconforto gastrintestinal (vômitos e diarreia).
Compensadores ou hipercalóricos: utilizados por atletas com demanda energéticas muito elevadas ou por pessoas que desejam ganhar peso corporal mais rapidamente. Oferece o benefício de concentrar calorias em um pequeno volume de líquido, evitando a saciedade precoce. Possuem carboidrato, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, sendo considerados completos nutricionalmente. Normalmente são os produtos comerciais que possuem Mass no nome.
Recursos ergogênicos: a creatina é indicada como suplemento em exercícios de alta intensidade e de curta duração; em treinos com intervalos curtos, como a musculação, por exemplo; ou em exercícios que exijam jogadas repentinas (p. ex., futebol, tênis, voleibol, basquetebol). A cretina pode ser utilizada em casos específicos, pois gera ganho de peso corporal, o que pode ser prejudicial à prática de esportes, em que o peso deve ser mais baixo o “espartanamente” controlado. As mulheres apresentam melhores resultados; os vegetarianos, melhores resultados, uma vez que a creatina está presente nas carnes.  Sua utilização pode causar danos hepáticos e renais em pessoas predispostas.
Fonte: NUTRIÇÃO CONTEMPORÂNEA SAÚDE COM SABOR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Caloria dos Pães