Pular para o conteúdo principal

Biodisponibilidade de Nutrientes Conheça as combinações

POR Dra. Deise Dantas Barcellos – Nutricionista RJ


Mistura Perigosa 

Combinar alimentos não tem só a ver com sabor. Hamburguer com milk-shake pode formar uma dupla deliciosa, mas essa delícia com parceria clássica, leva a nocaute muitos nutrientes. 

Saiba porque e evite outros encontros desastrosos à mesa: 

 1. Ferro: 
O problema: O arroz e o feijão formam uma dupla perfeita do ponto de vista dos aminoácidos, os precursores das proteínas, Mas quanto ao aproveitamento do ferro do feijão, fica a desejar. É que embora ricos em ferro, todos os vegetais contém fibras e substâncias chamadas fitatos, que dificultam a absorção do mineral pelo intestino. 

A solução: Arroz com feijão e carne: 
Não se sabe direito o motivo, mas as moléculas de ferro contidas nas carnes dão um empurrãozinho no ferro da leguminosa, diminuindo a dificuldade de absorção.  O problema: Tirar o máximo de ferro da carne: o fato é que só 40% das moléculas de ferro presentes em um bife são encontradas do jeitnho certo para serem usadas no corpo. A solução: Acompanhar a carne com suco de laranja: a vitamina C da fruta é o melhor truque para você tirar proveito dos outros 60%. Ela pode se unir ao ferro, transformando a sua molécula no tipo que é mais facilmente absorvido.

ARROZ + FEIJÃO + SUCO = 10 2. 

Cálcio: O problema: Leite com chocolate: a combinação é gostosa, mas chocolates em pó e achocolatados possuem xantina na composição; substância que se liga ao cálcio do leite, atrapalhando a sua absorção. 






LEITE + CHOCOLATE = 0 A solução: Leite com frutas: o ideal seria tomar leite puro. Quem não aprecia o sabor da bebida, pode bebê-lo com frutas, que interferem menos no aproveitamento do mineral (Ca). 

 LEITE + FRUTAS = 10 O problema: Cereais com leite: apesar da propaganda maciça essa união é deastrosa. A culpa é dos fitatos, substâncias presentes em qualquer cereal, que se ligam à molécula de cálcio, obstruiindo a sua passagem do intestino para o resto do organismo. 
 CEREAL + LEITE = 0 A solução: Cereais com suco de frutas: O sabor não é o mesmo, mas é a melhor opção para aproveitar os nutrientes. Outra alternativa é consumir o cereal "in natura" no lanche, entre as refeições. 

LEITE + CARNE = 0  O problema: Carne com leite e derivados na mesma refeição: O cálcio contido no leite prejudica a absorção do ferro da carne. Desse ponto de vista, mistos-quentes ou cheese-burgueres nunca são boa pedida. A solução: A dica é optar por pratos em que um dos dois tipos de ingredientes faça solo, como em um bom sanduíche de queijo. 


 Dra. Deise Dantas Barcellos Nutricionista 
deisedbarcellos@yahoo.com.br 
 http://personaldietrj.blogspot.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Caloria dos Pães