Pular para o conteúdo principal

Mulher obesa


por Dra. Deise Dantas Barcellos – Nutricionista RJ

Considera-se o indivíduo obeso quando o seu peso encontra-se, pelo menos, 20% acima do ideal. O índice de massa corpórea (IMC) representa uma medida de grande utilidade prática para avaliar a obesidade. É calculado pela relação entre o peso (em quilogramas) dividido pela estatura (em metros) ao quadrado. Assim, a mulher é considerada obesa quando a relação estiver acima de 30; com sobrepeso se situada entre 25 e 30 e, eutrófica, quando o IMC for menor ou igual a 25.

Ao que parece, a obesidade seria resultado de um processo com múltiplas causas, nos quais diversos fatores devam ser considerados, assinalando-se entre eles, fatores genéticos, ambientais e psicológicos, bem como a interação da mulher com o ambiente.

Além disso, a obesidade tem influência positiva no metabolismo de vários sistemas do organismo, estando associada ao diabete não insulino dependente, hipertensão arterial, dislipidemias, colescistopatia calculosa (cálculos de colesterol), entre outras.

A obesidade pode causar alterações endócrinas na mulher. O tecido gorduroso converte, por meio de aromatoses, androstenediona em estrona e testosterona em estradiol. A aromatização ocorre de modo mais intenso à medida que aumenta o tecido adiposo e também com a idade. O tecido gorduroso ainda tem a capacidade de armazenar estrogênios, os quais são liberados de maneira constante e irregular. Tal fato deturpa o mecanismo de controle do estradiol sobre o hipotálamo e a hipófise.

Em consequência, pode ocorrer anovulação ou insuficiência lútea, com subsequentes disfunções menstruais, que se caracterizam por alterações do intervalo e da quantidade do fluxo ou até da duração.

Outro aspecto importante que deve ser considerado é que o tecido adiposo em excesso pode determinar diminuição dos níveis de SHBG (globulina transportadora dos esteróides sexuais). Assim sendo, haveria maior quantidade de testosterona livre responsável pelo aparecimento da acne e de hirsutismo.

Finalmente, a mulher obesa na pós-menopausa, em virtude de maior atividade estrogênica, estaria mais propensa a desenvolver estados hiperplásicos e adenocarcinoma de endométrio, bem como câncer de mama. Por outro lado, diversos estudos relacionam a obesidade a outros tipos de câncer, como o de cólon.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal