Pular para o conteúdo principal

Suplementos Alimentares


por Dra. Tatiane de Moura Fontes Araújo

Diversos tipos de suplementos nutricionais são usados com freqüência por atletas e praticantes de atividade física com o objetivo de melhorar o desempenho e/ou “ganhar músculos”. O uso de fármacos para conseguir tais desejos pode ter efeitos adversos que atingem principalmente os sistemas reprodutor, cardiovascular e hepático.
Para indivíduos praticantes de atividade física, o desempenho nos exercícios pode ser beneficiado pela maior ingestão de carboidratos antes e durante o exercício aeróbico de alta intensidade e treinamento intensivo, pois o glicogênio armazenado no fígado e músculos fornecem a maior parte de energia para exercício aeróbico intenso.
Alguns suplementos produzem benefícios aos praticantes de atividade física, como suplementos de carboidrato-proteína, que produzem um ambiente hormonal apropriado para a síntese protéica e o crescimento do tecido muscular; creatina, que acelera a recuperação da capacidade de produção de energia anaeróbica a curto prazo; triglicerídeos de cadeia média (TCM), pois atuam como poupadores de glicogênio durante o exercício de endurance, melhorando o desempenho, detre outros suplementos como o piruvato que promove a perda de gordura e o glicerol que promove a hiperhidratação.
Assim, percebe-se que alguns suplementos ajudam a melhorar o desempenho do atleta e poupar as reservas de glicogênios e músculos, mas não substituem a alimentação balanceada, além de alguns oferecerem riscos à saúde do consumidor. Ao optar por usar um suplemento, procure o médico ou nutricionista.



REFERÊNCIAS


MCARDLE, W. D.; KATCH, F. I; Katch, V. L. Nutrição para o desporto e o exercício. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caloria dos Pães

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Receita leve: Salada de Kani com alface, palmito, cottage e croutons

Dra Fernanda Molina Tosi - Nutricionista MS Ingredientes: Alface americana (crua) - 80g ou 1 prato mesa Palmito (conserva) - 400g ou 4 unidades médias Tomate cereja - 60g ou 6 unidades pequenas Kanikama - 180g ou 12 unidades pequenas Maçã verde - 232g ou 2 unidades pequenas Queijo cottage - 57,5g ou 2 colheres de sopa Salsinha (crua) - 16,9g ou 1 colher de sopa Croutons integrais - 62,5g ou 1 xícara de chá Azeitona verde (conserva) - 9,6g ou 4 unidades Limão (suco para temperar) - 10ml ou 1 colher de sopa Azeite de oliva (extravirgem) - 30ml ou 3 colheres de sopa Sal refinado - 6g ou 1 colher de chá Modo de preparo: Desfie o kanikama. Corte as maçãs em cubos, os palmitos em rodelas, os tomates cerejas ao meio e pique as azeitonas. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e tempere com o suco de limão e reserve. Arrume as folhas de alface em uma travessa. Por cima, coloque a mistura do palmito e distribua sobre esse queijo cottage. Acrescente a salsinha, sa...