Pular para o conteúdo principal

Receita de Farinha de maracujá e suas propriedades

Por Ana Paula Fidélis


Farinha da casca de maracujá

Produto elaborado a partir da casca do maracujá;
Rica em pectina, niacina, ferro, cálcio e fósforo;
Propriedades funcionais: alta concentração de fibras solúveis, principalmente a pectina, que lentifica o processo digestivo e absortivo dos carboidratos e lipídeos.
Recomendação à 30g/dia (03 colheres de sopa cheias) adicionadas a sucos, iogurtes, comida.
Ela ainda é ótima para quem tem diabetes, tornando uma aliada importante para o tratamento porque ajuda muito a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Além disso por ser uma fibra, ela ajuda a dar mais saciedade e a comer menos, auxiliando no tratamento da perda de peso.
É indicada no tratamento contra as celulites porque tem ação de eliminação de toxinas.

Farinha da casca de maracujá – Preparo caseiro

Higienize o maracujá, separe a polpa e as sementes, logo após corte a casca em fatias iguais e distribua numa forma tomando cuidado para não ter contato umas com as outras. Leve ao forno a fogo baixo (cerca de 70°C), por umas 4 a 5 horas até secar. Não deixe torrar. Após assadas, coloque as fatias de maracujá no liquidificador, triture e, em seguida, passe por uma peneira fina. Para a produção de 1 kg de farinha utiliza-se 17 kg de fruta in natura.

Farinha da casca de maracujá – Produto pronto

Atualmente já existem muitas marcas de farinhas de maracujá e para quem não tem habilidade com a cozinha vale a pena comprar e pode ser consumido da mesma forma.




Comentários

Unknown disse…
Olá
nossa que belas dicas hein adorei
seja muito bem vinda em meu espaço tbm
http://percapeso-ganhefelicidade.blogspot.com/
bjs....

Postagens mais visitadas deste blog

Caloria dos Pães

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Receita leve: Salada de Kani com alface, palmito, cottage e croutons

Dra Fernanda Molina Tosi - Nutricionista MS Ingredientes: Alface americana (crua) - 80g ou 1 prato mesa Palmito (conserva) - 400g ou 4 unidades médias Tomate cereja - 60g ou 6 unidades pequenas Kanikama - 180g ou 12 unidades pequenas Maçã verde - 232g ou 2 unidades pequenas Queijo cottage - 57,5g ou 2 colheres de sopa Salsinha (crua) - 16,9g ou 1 colher de sopa Croutons integrais - 62,5g ou 1 xícara de chá Azeitona verde (conserva) - 9,6g ou 4 unidades Limão (suco para temperar) - 10ml ou 1 colher de sopa Azeite de oliva (extravirgem) - 30ml ou 3 colheres de sopa Sal refinado - 6g ou 1 colher de chá Modo de preparo: Desfie o kanikama. Corte as maçãs em cubos, os palmitos em rodelas, os tomates cerejas ao meio e pique as azeitonas. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e tempere com o suco de limão e reserve. Arrume as folhas de alface em uma travessa. Por cima, coloque a mistura do palmito e distribua sobre esse queijo cottage. Acrescente a salsinha, sa...