Biomassa de Banana Verde


Receita simples e prática: 

1. Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágüe bem;
2. Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos;
3. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas;
4. Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo;
5. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;
6. Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;
7. Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador;
8. Processe até obter uma pasta bem espessa;
9. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento.

Use a Biomassa de Banana Verde para confecção de bolos, biscoitos, em sucos, sopas e vitaminas.

Benefícios: manter a integridade da mucosa do intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.

É considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes e acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente presente na Biomassa.

Estudos indicam que o consumo de amido resistente também auxilia na diminuição o colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.

Fonte: VPOnline

6 comentários:

Felina Mulher disse...

Adoro suas dicas, e essa é uma dica fácil e de grande ajuda, pois sofro de constipação intestinal.


Obrigada pela partilha e um belo final de semana.

5/3/10
Kilza Miranda disse...

Olá Felina, essa biomassa é muito fácil de fazer e por ser neutra usa-se em várias preparações: sopas, sucos, vitaminas. Para o intestino e diabetes é fantástica!

Bom final de semana!

5/3/10
Mudando o Rumo da Vida disse...

Oi Kilza, primeiro quero te agradecer, por vc ir visitar meu Blog, muito obrigada.
Então eu estou com disbiose, minha nutri me passou essa biomassa de banana.
Agora vou ter que comprar um processador.
Ela ficou de me passar meu plano alimentar entre hoje e amanhã, com a receita da bio massa, que bom que vc tem aqui no seu BLOG.

BOM FINDI E OBRIGADA POR NOS AJUDAR.

5/3/10
welze disse...

adorei essa biomassa. confesso que não tinha lido nada sobre isso na atualidade, só mesmo muito tempo atrás, mas nada de comprovadamente bom ou definitivo. gostei muito de aprender aqui.

5/3/10
Ana disse...

tenho RCUI gostaria de saber se a bio massa é bom? grata ana

1/3/11
Dicas de Nutrição.com disse...

Boa dia Ana,
Não existem estudos falando que não pode ser usada neste caso, porém a biomassa é muito rica em fibras e isso pode agravar o quadro de gases e até mesmo diarréia. Sugiro que procure um nutricionista mais próximo para avaliação. Veja a relação no site: http://www.dicasdenutricao.com/2008/06/nutricionistas.html

Abraços!

2/3/11

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO