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Mostrando postagens de Novembro, 2011

Churrasco nos eventos de motociclismo esconde perigos para saúde

Dra. Deise Dantas Barcellos – Nutricionista RJ Criei este artigo dedicado aos meus amigos do motociclismo. Nos eventos que participamos, geralmente o que nos é servido é o tradicional churrasco. Ele é sempre bem vindo, visto que agrada a todos. Mas o que me preocupa é o consumo exagerado, já que temos eventos todos os fins de semana. O churrasco também oferece riscos que podem ser minimizados com substituição das carnes utilizadas e moderação. O tão tradicional churrasco pode representar um perigo à saúde. O que o torna uma ameaça à saúde é a quantidade de gordura contida nele. É justamente a gordura que aumenta os níveis de colesterol no organismo. Existem três tipos de gordura que contribuem para que isto aconteça: a saturada, a polinsaturada e a insaturada. A principal fonte de colesterol nos alimentos é a gordura saturada, também presente nos animais e considerada a pior de todas.O aumento do colesterol pode provocar a formação de “placas” de gordura dentro dos

O restaurante pode ser aliado da reeducação alimentar

Dra Ana Cláudia Silva – Nutricionista MG Os compromissos do trabalho, a relação com a família, as obrigações sociais são apenas alguns dos itens que ocupam o nosso tempo. A maneira como lidamos com essas várias tarefas a serem cumpridas todos os dias pode determinar a nossa qualidade de vida. Um dos primeiros fatores a ser deixado de lado por causa da falta de tempo, é o preparo da alimentação em casa. Passamos então a fazer a alimentação cada vez mais em restaurantes e muitas pessoas possuem dificuldades em conciliar essa realidade com uma alimentação equilibrada. Um prato saudável deve conter todos os grupos alimentares, que são representados na Pirâmide dos Alimentos. Esse guia alimentar é uma forma prática para mantermos uma alimentação balanceada. Considerando cada grupo alimentar, podem os utilizar os alimentos disponíveis nos restaurantes para montar um prato saudável para o horário do almoço. O principal fator a ser evitado é a grande variedade de preparações diferent

A comida como anestesia emocional

Dra Paola Penoni de Vasconcelos -Nutricionista MG Hoje falaremos de um grupo de pessoas que usa a comida como anestésico emocional. Aqui eu classifico a base dos transtornos alimentares. Deus nos deu a necessidade de amar e ser amado. É uma necessidade nata, autêntica, que precisa ser preenchida deste de o berço à sepultura . Em uma família normal e funcional, o tanque do amor, começa a ser preenchido pelos pais do nascimento até a vida adulta, onde, a pessoa construindo uma família, terá a facilidade de transmitir esse amor para seus filhos, que será passado de geração à geração. Quando falamos de uma família disfuncional, que pode ter a ausência físic a ou emocional do pai ou da mãe, ou de ambos, falamos de um tanque de amor não preenchido. Um tanque de amor não preenchido significa que um dos pais, ou quase sempre os pais, não estão disponíveis para os filhos, e assim, os filhos se colocam como vítima deste processo abrindo uma ferida imensa no seu interio

Orientação Nutricional Para Colesterol Elevado

Dra. Fabiana Barbosa Pacheco – Nutricionista RS O colesterol é uma gordura presente em nosso organismo. Ele é essencial para a vida, pois é utilizado na produção de hormônios, ácidos biliares e membranas celulares. O nosso organismo produz 70% do colesterol e apenas 30% provêm da alimentação. Em excesso, porém, pode acumular-se nas paredes das artérias causando problemas cardiovasculares. O elo entre dietas ricas em gorduras e o ataque cardíaco é o colesterol. O colesterol elevado também pode ocorrer por causas genéticas. Neste Caso é mais difícil o controle somente através de uma alimentação balanceada, sendo necessário, muitas vezes, o uso de medicação. O excesso de colesterol, na maioria das vezes, se dá por uma alimentação desequilibrada, rica em gorduras saturadas (alimentos não recomendados do quadro) e pela falta de atividade física. Alimentos não Recomendados Alimentos Devem ser Usados Moderadamente Alimentos Recomendad