Pular para o conteúdo principal

Páscoa de maneira saudável!


A Páscoa é a época do ano mais esperada pelos “chocólatras” de plantão.
O chocolate, é um alimento feito a partir do cacau e muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, calorias, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno e vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Pode ser apresentado em versões ao leite, branco, meio amargo, variando em função do acréscimo em partes diferentes de seus componentes individuais e assim, varia também seu valor calórico, que em qualquer dos casos é elevado.
O consumo de chocolate eleva os níveis de serotonina e endorfina que são neurotransmissores que provocam uma sensação relaxante e de bem-estar, além disso, o chocolate contém polifenoles, uma substância antioxidante que têm um efeito beneficente na prevenção de doenças cardiovasculares e no fortalecimento do sistema imunológico.
Em contraposição aos benefícios que o chocolate nos trás, temos que ficar atentos nos efeitos nocivos que eles podem nos causar, as gorduras saturadas do leite e a gordura vegetal hidrogenada que são acrescentadas no processo de fabricação, além do açúcar, elevam muito seu poder calórico, fazendo com que ganhemos aqueles “quilinhos” indesejáveis além de poder causar problemas cardiovasculares. Porém encontramos no mercado a opção de ovos light com redução de 25% nas calorias.
Já os ovos de chocolate diet, são isentos de sacarose, ideal para os diabéticos, porém as calorias são as mesmas, pelo fato de ser composto por uma quantidade maior de gordura hidrogenada.
Para as pessoas com intolerância à lactose e glúten, foi lançado no mercado um ovo a base de soja e isento de glúten.
Veja algumas dicas para uma páscoa mais light:
- Consuma chocolate em quantidade moderada;
- Use e abuse das saladas;
- Ingira 2 litros de água por dia;
- Opte pelo consumo de carnes brancas, de preferência o peixe, que além de combinar com a data, é muito nutritivo e contém poucas calorias;
- Evite doces na sobremesa ( Afinal você já comeu sua parte em chocolates!);
- Para queimar as calorias a mais do chocolate, pratique atividades físicas.


Thais Caldeira - Nutricionista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas