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Páscoa de maneira saudável!


A Páscoa é a época do ano mais esperada pelos “chocólatras” de plantão.
O chocolate, é um alimento feito a partir do cacau e muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, calorias, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno e vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Pode ser apresentado em versões ao leite, branco, meio amargo, variando em função do acréscimo em partes diferentes de seus componentes individuais e assim, varia também seu valor calórico, que em qualquer dos casos é elevado.
O consumo de chocolate eleva os níveis de serotonina e endorfina que são neurotransmissores que provocam uma sensação relaxante e de bem-estar, além disso, o chocolate contém polifenoles, uma substância antioxidante que têm um efeito beneficente na prevenção de doenças cardiovasculares e no fortalecimento do sistema imunológico.
Em contraposição aos benefícios que o chocolate nos trás, temos que ficar atentos nos efeitos nocivos que eles podem nos causar, as gorduras saturadas do leite e a gordura vegetal hidrogenada que são acrescentadas no processo de fabricação, além do açúcar, elevam muito seu poder calórico, fazendo com que ganhemos aqueles “quilinhos” indesejáveis além de poder causar problemas cardiovasculares. Porém encontramos no mercado a opção de ovos light com redução de 25% nas calorias.
Já os ovos de chocolate diet, são isentos de sacarose, ideal para os diabéticos, porém as calorias são as mesmas, pelo fato de ser composto por uma quantidade maior de gordura hidrogenada.
Para as pessoas com intolerância à lactose e glúten, foi lançado no mercado um ovo a base de soja e isento de glúten.
Veja algumas dicas para uma páscoa mais light:
- Consuma chocolate em quantidade moderada;
- Use e abuse das saladas;
- Ingira 2 litros de água por dia;
- Opte pelo consumo de carnes brancas, de preferência o peixe, que além de combinar com a data, é muito nutritivo e contém poucas calorias;
- Evite doces na sobremesa ( Afinal você já comeu sua parte em chocolates!);
- Para queimar as calorias a mais do chocolate, pratique atividades físicas.


Thais Caldeira - Nutricionista

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