05 DE JUNHO, DIA DO MEIO AMBIENTE



Consciência Ambiental

Muitas pessoas não percebem, mas o homem é parte integrante da natureza e, nesta condição, precisa do ambiente saudável objetivando ter a vida sadia. É certo que qualquer dano causado ao meio ambiente provoca prejuízos à saúde e vice-versa. "A existência de um é a própria condição da existência do outro", razão pela qual o ser humano deve realizar suas atividades respeitando e protegendo a natureza.
            Existe um ditado indígena que diz: “tudo que fere a terra, fere também os filhos da terra”. A poluição que contamina o solo, a água, o ar prejudica também os nutrientes dos alimentos, as substâncias medicinais das plantas e a energia vital de todos. Se continuarmos poluindo o ambiente estaremos diminuindo a qualidade de todos os recursos naturais que curam as doenças e que promovem saúde.
            A reação da natureza pelo mal que estamos causando já pode ser vista pelos sinais do aquecimento global na mudança climática, como diminuição de chuvas, aumento de terremotos, verões mais quentes e invernos mais secos.
            Portanto, se queremos ter saúde e qualidade de vida, precisamos cuidar do ambiente em que vivemos.
Cidadãos conscientes fazem a sua parte promovendo a cidade limpa e bonita.

Dicas básicas de educação ambiental:
·         Em casa, coloque o lixo em sacos plásticos separados: papel, vidro, metal, orgânico; destinados a reciclagem. Evite queimar os lixos;
·         Você gostaria que jogassem lixo em você? Acredito que sua resposta seja não, então, evite jogar lixo nas ruas. Lixo nas ruas pode entupir bueiros, causar enchentes, estimula a proliferação de baratas, de ratos e doenças. Não seja lixeiro e ajude os agentes de limpeza da prefeitura;
·         Utilize detergente, desinfetantes e outros produtos de limpeza que sejam Biodegradáveis;
·         Use somente o necessário de água e de luz. Evite o desperdício;
·         Pensamentos negativos produzem lixo mental e afetam a vibração energética do ambiente. Seja otimista, mantenha pensamentos positivos, voltados ao bem.
·         Não usar agrotóxicos e evitar fertilizantes na adubação das plantas. Use técnicas de produção orgânica. O produto orgânico protege a qualidade da água, a fertilidade do solo, a vida silvestre e são mais nutritivos.
Alessandra Aziz (Terapeuta Holística)


Imagem: www.educacaoadventista.org.br

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO