Pular para o conteúdo principal

05 DE JUNHO, DIA DO MEIO AMBIENTE



Consciência Ambiental

Muitas pessoas não percebem, mas o homem é parte integrante da natureza e, nesta condição, precisa do ambiente saudável objetivando ter a vida sadia. É certo que qualquer dano causado ao meio ambiente provoca prejuízos à saúde e vice-versa. "A existência de um é a própria condição da existência do outro", razão pela qual o ser humano deve realizar suas atividades respeitando e protegendo a natureza.
            Existe um ditado indígena que diz: “tudo que fere a terra, fere também os filhos da terra”. A poluição que contamina o solo, a água, o ar prejudica também os nutrientes dos alimentos, as substâncias medicinais das plantas e a energia vital de todos. Se continuarmos poluindo o ambiente estaremos diminuindo a qualidade de todos os recursos naturais que curam as doenças e que promovem saúde.
            A reação da natureza pelo mal que estamos causando já pode ser vista pelos sinais do aquecimento global na mudança climática, como diminuição de chuvas, aumento de terremotos, verões mais quentes e invernos mais secos.
            Portanto, se queremos ter saúde e qualidade de vida, precisamos cuidar do ambiente em que vivemos.
Cidadãos conscientes fazem a sua parte promovendo a cidade limpa e bonita.

Dicas básicas de educação ambiental:
·         Em casa, coloque o lixo em sacos plásticos separados: papel, vidro, metal, orgânico; destinados a reciclagem. Evite queimar os lixos;
·         Você gostaria que jogassem lixo em você? Acredito que sua resposta seja não, então, evite jogar lixo nas ruas. Lixo nas ruas pode entupir bueiros, causar enchentes, estimula a proliferação de baratas, de ratos e doenças. Não seja lixeiro e ajude os agentes de limpeza da prefeitura;
·         Utilize detergente, desinfetantes e outros produtos de limpeza que sejam Biodegradáveis;
·         Use somente o necessário de água e de luz. Evite o desperdício;
·         Pensamentos negativos produzem lixo mental e afetam a vibração energética do ambiente. Seja otimista, mantenha pensamentos positivos, voltados ao bem.
·         Não usar agrotóxicos e evitar fertilizantes na adubação das plantas. Use técnicas de produção orgânica. O produto orgânico protege a qualidade da água, a fertilidade do solo, a vida silvestre e são mais nutritivos.
Alessandra Aziz (Terapeuta Holística)


Imagem: www.educacaoadventista.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame.
Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível:
* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de …

Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável

1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;

2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);

4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!

7-Não reutilize o óleo de fritura, …