Pular para o conteúdo principal

05 DE JUNHO, DIA DO MEIO AMBIENTE



Consciência Ambiental

Muitas pessoas não percebem, mas o homem é parte integrante da natureza e, nesta condição, precisa do ambiente saudável objetivando ter a vida sadia. É certo que qualquer dano causado ao meio ambiente provoca prejuízos à saúde e vice-versa. "A existência de um é a própria condição da existência do outro", razão pela qual o ser humano deve realizar suas atividades respeitando e protegendo a natureza.
            Existe um ditado indígena que diz: “tudo que fere a terra, fere também os filhos da terra”. A poluição que contamina o solo, a água, o ar prejudica também os nutrientes dos alimentos, as substâncias medicinais das plantas e a energia vital de todos. Se continuarmos poluindo o ambiente estaremos diminuindo a qualidade de todos os recursos naturais que curam as doenças e que promovem saúde.
            A reação da natureza pelo mal que estamos causando já pode ser vista pelos sinais do aquecimento global na mudança climática, como diminuição de chuvas, aumento de terremotos, verões mais quentes e invernos mais secos.
            Portanto, se queremos ter saúde e qualidade de vida, precisamos cuidar do ambiente em que vivemos.
Cidadãos conscientes fazem a sua parte promovendo a cidade limpa e bonita.

Dicas básicas de educação ambiental:
·         Em casa, coloque o lixo em sacos plásticos separados: papel, vidro, metal, orgânico; destinados a reciclagem. Evite queimar os lixos;
·         Você gostaria que jogassem lixo em você? Acredito que sua resposta seja não, então, evite jogar lixo nas ruas. Lixo nas ruas pode entupir bueiros, causar enchentes, estimula a proliferação de baratas, de ratos e doenças. Não seja lixeiro e ajude os agentes de limpeza da prefeitura;
·         Utilize detergente, desinfetantes e outros produtos de limpeza que sejam Biodegradáveis;
·         Use somente o necessário de água e de luz. Evite o desperdício;
·         Pensamentos negativos produzem lixo mental e afetam a vibração energética do ambiente. Seja otimista, mantenha pensamentos positivos, voltados ao bem.
·         Não usar agrotóxicos e evitar fertilizantes na adubação das plantas. Use técnicas de produção orgânica. O produto orgânico protege a qualidade da água, a fertilidade do solo, a vida silvestre e são mais nutritivos.
Alessandra Aziz (Terapeuta Holística)


Imagem: www.educacaoadventista.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas