Pular para o conteúdo principal

Anemia Ferropriva

Por Mônica Espinheira



A anemia ferropriva está associada a uma deficiência de ferro, devido a fatores como a baixa ingestão de ferro através da dieta alimentar, má absorção deste mineral no intestino, ou causada por hemorragias. A população de maior risco para o desenvolvimento de anemia ferropriva é o grupo das crianças, adolescentes, gestantes e lactantes, já que apresentam uma necessidade maior deste mineral.
O ferro é um mineral importante, pois está relacionado a formação da hemoglobina, a qual é responsável pelo transporte de oxigênio para os vários tecidos do nosso corpo. Como na anemia a concentração de hemoglobina está baixa, o indivíduo pode relatar sintomas como tonturas, fraqueza, fadiga, palidez e anorexia.
O tratamento da anemia inclui a eliminação da causa, se estiver relacionado a uma hemorragia, por exemplo, bem como a utilização de suplementos orais, como os sais de ferro. Além disso, a ingestão de ferro pode ser aumentada com as orientações abaixo. É uma forma de prevenir e auxiliar no tratamento deste tipo de anemia.

- Aumentar a ingestão de alimentos ricos em ferro:

Carne bovina, aves, peixes e ovos;
Fígado, rim, coração, moela, língua de vaca;
Feijão preto, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja;
Quiabo, jiló, beterraba, espinafre, inhame, aveia;
          Açúcar mascavo, melado, ameixa, uva passa, banana passa
          Jenipapo, araçá


- Consumir alimentos ricos em vitamina C (fruta ou suco) como limão, laranja, caju, acerola, abacaxi, morango, tangerina, lima, umbu junto às principais refeições para aumentar a absorção do ferro.

- Não ingerir fontes de ferro junto com alimentos ricos em cálcio (leite, queijo, iogurte, etc.), pois competem na absorção.

- Evitar o excesso de chá preto, chá mate, café, refrigerantes do tipo cola nas refeições, pois existem compostos que também dificultam a absorção do ferro. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Caloria dos Pães

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.