Pular para o conteúdo principal

Suplementos Alimentares: devo ingerir?

http://nutricao-nutri.blogspot.com
Suplementos alimentares ou nutricionais são, em geral, substâncias encontradas naturalmente nos alimentos que foram isoladas no intuito de otimizar seus efeitos. Dentre eles, os mais conhecidos são os aminoácidos, carboidratos, vitaminas e sais minerais. São utilizados por pessoas com deficiências nutricionais decorrentes de doenças (anemias, verminoses), fases que requerem maiores quantidades de um nutriente (gravidez, envelhecimento) ou por praticantes de atividade física, melhorando seu desempenho e atuando nas reposições das perdas decorrentes dessas atividades.
Atualmente, os maiores consumidores destes suplementos são os freqüentadores de academias e atletas. Muitos suplementos aumentam a eficiência dos exercícios, favorecem o ganho de massa muscular e perda de gordura e beneficiam quase todas as funções orgânicas possibilitando melhores resultados. A maioria dos suplementos exerce suas funções muito bem se ingeridos com orientação de profissional qualificado. Quando consumidos em excesso, ao invés de auxiliar o ganho de músculos, podem aumentar a massa de gordura, devido ao consumo de calorias além do necessário (ou seja, apenas quem treina deve utilizá-los). Em longo prazo, podem ocasionar complicações nos rins e no fígado. Em pessoas que já possuem alguma doença podem agravá-la. Por isso é tão importante o acompanhamento nutricional, caso a intenção seja otimizar os efeitos dos exercícios.
Alguns tipos de suplementos e suas ações no organismo são apresentados abaixo:
Isotônicos: Garantem energia para atividades aeróbicas e anaeróbicas antes do treino e servem, também, para reposição. Constituídos de carboidratos e sais minerais, eles hidratam e são absorvidos rapidamente.
Repositores energéticos: Também muito comuns, têm uma concentração maior de carboidratos. Ótimos para depois do treino, mas são indicados para atividades mais longas como enduros, ou seja, para os verdadeiros atletas.
Aminoácidos: São parte da proteína e, geralmente, utilizados com a promessa de estímulo do crescimento muscular ou para evitar a degradação do músculo. Existem indicações de que estes aminoácidos poderiam influenciar a absorção de outros aminoácidos, causar falha renal e lesões teciduais. A suplementação por longos períodos com aminoácidos não tem qualquer benefício comprovado sobre o rendimento, podendo ainda induzir um quadro de resistência à insulina. Não há, portanto evidências apontando o uso de aminoácidos como sendo benéfico para o atleta ou para o seu rendimento.
Alimentos protéicos: Compostos de proteínas de alto valor biológico (que são melhores absorvidas e utilizadas pelo corpo) são úteis para complementar a dieta, inserindo proteína, principalmente, nos intervalos das refeições. São usados em lanches, quando as outras opções disponíveis são sempre ricas em carboidratos ou gorduras, como as carnes, queijos e derivados. Se o indivíduo ingere boa quantidade de proteína, não precisa deste tipo de suplemento. A vantagem é que adiciona proteína, com baixo teor de gordura.
Alimentos compensadores: São suplementos que possuem um valor energético alto (hipercalóricos). Esses suplementos são compostos por carboidratos e aminoácidos essenciais, ou seja, aminoácidos que não produzimos no nosso organismo. Deve ser ingerido com bastante cautela, pois são indicados para atletas que treinam várias horas todos os dias (atletas de maratonas, triatlo e enduros em geral que consomem grandes quantidades de energia).
Suplementos termogênicos: Ajudam no aumento do metabolismo. Contribuem na perda de peso e gordura corporal.
Suplementos antioxidantes: Ajudam na eliminação de radicais livres do organismo que são gerados em excesso quando praticamos atividades físicas. Radicais livres aceleram o envelhecimento e são precursores de diversas doenças como o câncer.
Suplementos hormonais: Estimulam a produção ou fornecem hormônios para o organismo. Estes suplementos são encontrados com facilidade em academias atualmente, apesar das normas que proíbem sua comercialização não autorizada. Devem ser tomados sempre com orientação médica.
Polivitamínicos e poliminerais: repõem deficiências de micronutrientes e também devem ser tomados apenas sob orientação médica.

Por isso, na hora de ingerir suplementos, é preciso muita cautela e sempre com a orientação do médico ou do nutricionista.

Na próxima semana, vamos falar da Creatina, Carnitina e Glutamina.

Abraços a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas