Pular para o conteúdo principal

O que ingerir antes, durante e após o exercício?

http://www.ramfit.com.br

Continuando a matéria: Hipertrofia Muscular.
Vejamos a nutrição e seu papel no pré, durante e pós-exercício.


Sugiro que leiam as matérias: 



PRÉ-EXERCÍCIO
Antes do exercício é importante o consumo de carboidrato, pois sem o glicogênio o organismo utiliza a proteína da massa magra do corpo para usar como energia, isso gera fadiga e cansaço, além de consumir a massa magra. A proteína intacta ingerida antes do treino é adequada quando houver um espaço de pelo menos uma hora e meia entre a alimentação e a atividade física devido sua digestão lenta. Por outro lado, quando a proteína esta na sua forma hidrolisada sua absorção é mais rápida e eficiente pelo organismo podendo ser administrada mais próxima do treino. Assim como as proteínas, o consumo de lipídios também é digerido de forma lenta, sedo assim consumi-los próximo a atividade física, pode causar mal-estar, como desconforto gástrico, flatulência e distensão gástrica atrapalhando o desempenho físico.
De modo geral antes dos treinos a alimentação deve ser basicamente composta de líquidos na quantidade suficiente para manter hidratação, pensando em facilitar o esvaziamento gástrico, a mesma deve ser pobre em gorduras e fibras, logo, rica em carboidratos para manter a glicemia e maximizar os estoques de glicogênio, moderada na quantidade de proteína e deve fazer parte do hábito alimentar do atleta. (Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, 2009).
Recomenda-se não apenas o consumo de carboidratos, mas também o consumo de proteínas, que quando combinados de potencializam a liberação de insulina, além de permitirem uma recuperação mais rápida após o exercício (Netto, 2005).

DURANTE O EXERCÍCIO
Os exercícios de longa duração intensos, aeróbios ou intermitentes são os mais beneficiados pelo consumo de carboidratos durante treinamentos e provas (McArdle; Katch; Katch, 2003; Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, 2003; Rosa, 2004; Bacurau, 2005).
Fatores como a intensidade e duração dos exercícios, sexo dos atletas e o estado nutricional inicial são determinantes para recomendação de energia a ser consumida durante os treinos e competições. Sendo assim, utilizam-se os carboidratos como fornecedores de energia principalmente na situação de maior intensidade dos exercícios. Já quanto às gorduras, tendendo a se tornar mais expressiva quando a atividade se prolonga e se mantém em intensidade francamente aeróbia. Com isso, a proporção de energia obtida por meio de gordura tende a diminuir quando a intensidade de exercício aumenta, exigindo assim, uma participação dos carboidratos ainda maior. A proteína contribui para a manutenção da glicose sanguínea, principalmente por meio da gliconeogênese hepática, tem uma participação aumentada devido uma maior duração do exercício (Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, 2009).
        
PÓS-EXERCÍCIO
A oferta de carboidrato imediatamente após o exercício físico estimulará a liberação de insulina que participará na ativação de uma série de reações envolvidas no anabolismo muscular. A associação de carboidrato e proteína é mais eficiente no processo de síntese protéica e na manutenção dos níveis plasmáticos de glutamina. A oferta de glutamina serve como substrato energético de células do sistema imune (Netto, 2005).
O ideal é utilizar a proteína após o treino, preferencialmente até duas horas após para favorecer a recuperação e a síntese protéica muscular. A proteína é o regulador mais importante do metabolismo protéico. Segundo Bilsborough e Mann (2006), não só a quantidade protéica, mas a composição deve ser levada em consideração.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ACSM, ADA. Med Sci Sports Exercise 2000;32:2130-45.

Henrique, M.; Ceola, J.; Tumelero, S. Grau de hipertrofia muscular em resposta a três métodos de treinamento de força muscular. Revista Digital. Buenos Aires. Vol. 13. Num. 121. 2008.

McArdle, W. D; Katch, F. I; Katch, V. L. Fisiologia do Exercício – Energia, Nutrição e Desempenho Humano. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2003.

Netto, R.S.M. Estratégias nutricionais para hipertrofia muscular. Nutrição Saúde & Performance. CIDADE. Vol. 6. Num. 28. 2005. p. 9-15.

Rosa, L.F.B.P.C.R. Carboidratos. In: Lancha, J.R.A.H. Nutrição e Metabolismo aplicados à atividade motora. São Paulo. Atheneu. 2004.

Tirapegui, J.; Mendes, R.R. Introdução à Nutrição e à atividade física. In: Tirapegui, J. Nutrição, Metabolismo e Suplementação na Atividade Física. São Paulo. Atheneu. 2005.

Uchida, M.C.; Aoki, A.S.; Navarro, F.; Tessutti, V.D.; Bacurau, F.P. Efeito de diferentes protocolos de treinamento de força sobre parâmetros morfofuncionais, hormonais e imunológicos. Revista Brasileira de Medicina do  Esporte. São Paulo. Vol. 12. Num. 1. 2006. p. 21-26.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes