Pular para o conteúdo principal

PARALISIA DE BELL


A Paralisia de Bell ou Paralisia facial idiopática é uma anomalia do nervo facial, que acomete apenas um dos lados da face, seu início é abrupto e de origem desconhecida. Embora exista muita controvérsia sobre a sua causa, acredita-se que a etiologia da Paralisia de Bell possa estar relacionada com o vírus Herpes Simplex (VHS).

Estudos evidenciam que a sua prevalência é maior em mulheres quando comparados ao sexo masculino. A paralisia de Bell pode acometer a idade pediátrica, embora seja pouco frequente, sua incidência é maior em crianças acima de 10 anos de idade.

Os fatores de riscos relatados são: hipertensão arterial, diabetes mellitus, gravidez e puerpério. Podem ocorrer destúrbios da gustação, salivação e lacrijamento.

Alguns estudos sugerem que o tratamento realizado com corticóides (prednisolona) e antivirais (aciclovir), podem resultar em benefícios para o paciente.

O tratamento nutricional objetiva manter ou normalizar o estado nutricional do paciente, melhorar os distúrbios da gustação e salivação e corrigir ou minimizar as colateralidades e as interações nutricionais causadas pelos fármacos em uso.

Bibliografia:

  • Grosheva M, et al. Idiopathic facial palsy. HNO. 2010 May;58(5):419-25.
    Thaera GM, et al. Are corticosteroid and antiviral treatments effective for bell palsy? A critically appraised topic. Neurologist. 2010 Mar;16(2):138-40.

  • Bosco D, et al. Bell's palsy: a manifestation of prediabetes? Acta Neurol Scand. 2010 Jun 9.
    Lei H, Wang W, Huang G. Acupuncture benefits a pregnant patient who has Bell's palsy: a case study. J Altern Complement Med. 2010 Sep;16(9):1011-4.

  • Wang CH, et al. Facial palsy in children: emergency department management and outcome. Pediatr Emerg Care. 2010 Feb;26(2):121-5.

  • Falavigna A, et al. Bell’s palsy: physiopathology and treatment. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 18, n. 4, p. 177-183, out./dez. 2008.

  • Valença MM, Valença LPAA, Lima MCM. Paralisia facial periférica idiopática de Bell: A propósito de 180 pacientes. Arq Neuropsiquatr 2001;59(3-B):733-739.

  • http://marcosfono.blogspot.com/2009_07_01_archive.html

Comentários

Geovana Centeno disse…
Olá eu tive Paralisia de Bell, no meu caso foi tipo um espasmo, sai do frio e fui pro calor, graças a Deus voltei ao normal em 3 meses, fiz fisioterapia e não precisei tomar nenhum remédio...gostei da materia.
Abraços!!!!
Eliane disse…
Oie ...
Pedi informações sobre esta doença e fiquei satisfeita em ver o retorno .graças a Deus meu filho hj esta bem mas , pra quem não entende da doença é muito triste pois achamos que nosso filho perfeito , vai ficar para sempre torto de um lado do rosto ...sofri muito , ele tbém pela idade escolar , hj acho que é a criança que menos teve sequelas (apesar de mãe e pai ver que apesar de nada , ainda tem traços da doença) ...Foi me paasado que a alimnetação neste caso , (carencia de 1 tipo de vitamina) faz com que quem esteje com o virus ter mais chances de ter a doença .Hj meu filho graças a Deus esta bem , mais , ninguem pode dizer se terá novamente (o virus não morre) pois não identificaram o virus ...Muito obrigada ,

Eliane .

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas