Inhame e seus Benefícios


Por Nayara Rodrigues

O inhame originou-se na Ásia, espalhou-se para a América através da África e vem sendo cultivado há mais de 2400 anos na Índia e há mais de 2000 anos no Egito. Pertence à família Aracea, assim como o cará e a taioba. Os diversos tipos de inhame variam quanto à forma, cor e tamanho, mas o habitual é que pesem de 2 a 5 quilos e tenham a polpa esbranquiçada.

O inhame é um alimento de fácil digestibilidade e bastante energético, pois é rico em carboidratos. Contêm quantidade moderada de vitaminas do complexo B, sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, tudo isso unido ao seu escasso aporte de gorduras e sua riqueza em potássio. O inhame é um alimento que pode ser consumido por pacientes celíacos, pois sua composição é isenta de glúten.

A maior oferta de inhame, e, portanto os menores preços, ocorrem de junho a setembro. Os tipos mais comuns no mercado brasileiro são o japonês e o chinês. O inhame japonês apresenta caule grande (100-200g), ovais, com poucos pêlos na casa, enquanto o caule de inhame chinês são menores, ovais e com ponta afilada como um pião.

Na hora da compra o inhame, deve estar firme, sem sinais de brotação, sem áreas amolecidas ou enrugadas e sem sinais de mofo. É muito utilizado em sopas, é saboroso na forma de refogados, saladas, pães, bolos e sobremesas. Também pode ser industrializado na forma de farinha.

Abaixo segue o valor nutricional de 100 g de inhame cozido:

Energia

116 kcal

Carboidrato

27,6 g

Proteína

1,5 g

Lipídeos

0,14 g

Fibras totais

3,9g

Vitamina B1

0,1

Cálcio

14 mg

Ferro

0,52 mg

Potássio

670 mg

Leia também: Sorvete de Inhame

Bom apetite!

REFERÊNCIAS:

INHAME. Disponível em: <http://www.cnph.embrapa.br/laborato/pos_colheita/dicas/inhame.htm> Acesso em:15/11/2010.

PAMPLONA, Jorge. O poder medicinal dos alimentos. Tatuí, SP: Casa publicadora brasileira 2006.

DOENÇA CELÍACA. Disponível em: < http://www.123achei.com.br/noticia/saude-e-bem-estar/ler.html?s=1210> Acesso em: 28/11/2010.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO