Pular para o conteúdo principal

Higienização de ovos



Os ovos podem estar contaminados com Salmonella sp. tanto na casca como na gema. Existem medidas de controle que devem ser realizadas, para se garantir a qualidade das preparações à base de ovos.

DICAS:

Não comprar ovos com a casca rachada;
Sempre conferir o prazo de validade antes de utilizar os ovos;
Não consumir ovos crus;
Utilizar maionese industrializada;
Ao usá-los quebrar um a um separadamente, para evitar perda da preparação caso algum ovo não esteja adequado para uso.
Não preparar ovos fritos ou pochês com gemas moles;
Preparar ovos cozidos deixando-os cozinhar por 7 minutos após levantar a fervura.
Armazenar os ovos de preferência sob refrigeração por até 14 dias, na total impossibilidade, armazena-lo em temperatura ambiente por até 7 dias.
Quanto a higienização, os ovos devem ser lavados em água potável, um a um, somente antes do uso, nunca lavar os ovos para estocar, para que ele não perca sua película protetora e adentre mais Salmonella sp. ainda. O uso de solução clorada na higienização dos ovos é opcional, visto que tal alimento passará pelo processo de cocção.

1- Lavar em água corrente;
2- *Imergir em solução clorada a 100ppm;
3- Retirar imediatamente;
4- Escorrer e utilizar.

* Etapa opcional

Em relação ao valor nutritivo o ovo é um alimento rico em proteínas, água, gorduras e minerais, vitamina A, D e complexo B.

Bibliografia: Manual ABERC 7° Edição.

Imagens:

http://nutricaosaude.webnode.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas