Pular para o conteúdo principal

Nutrição dos cabelos







Escolhas alimentares ajudam a mantê-los sempre bonitos

Por Thaís Pereira

Existe uma correlação direta entre o que comemos e a nossa saúde. Afinal, toda energia e matéria prima pra manter em atividade nosso organismo e produzirmos os hormônios, as enzimas e as proteínas necessárias ao nosso desenvolvimento provém dos alimentos que consumimos.

Nossos cabelos são compostos por 90% da proteína queratina (apresentando em sua estrutura: 18 aminoácidos, 8% de água, lipídeos, pentoses, glicogênio e ácido glutâmico, e 2% dos minerais de ferro, cobre, zinco, alumínio e cobalto).

A maioria das pessoas nunca estão satisfeitas com seus cabelos, por isso, a escolha dos alimentos auxilia na manutenção dos fios saudáveis, bonitos e brilhantes, além de evitar a queda. O estresse diário e dietas radicais sem acompanhamento nutricional também comprometem esse aspecto.

É necessário que a alimentação seja balanceada e focada em vitaminas e minerais. Deve-se dar preferência a alimentos integrais como aveia, centeio, cevada, arroz integral, soja, frutas e legumes, e reduzir o consumo de alimentos gordurosos (frituras, chocolates), que tornam os fios mais oleosos, deixando-os com aparência pesada.

Acompanhe na tabela a seguir os alimentos importantes na manutenção da qualidade capilar:

FUNÇÃO CAPILAR

ALIMENTOS FONTES

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS

Queda de cabelo

Ovos, frutos secos, sementes, fígado e carne

Ricos em vitamina B e zinco

Recuperação do brilho e aspecto sedoso

Carnes vermelhas, vegetais verdes, ovos e cereais

Ricos em ferro e vitamina E

Evitar a quebra

Frutos do mar e alho

Ricos em selênio (antioxidante que devolverá a elasticidade aos fios)

Proteção contra o Sol

Brócolis, aspargo, feijão, beterraba e suco de laranja

Contêm alto teor de ácido fólico (protetor natural contra os raios solares)

Evitar a caspa

Frutos do mar, crustáceos, cereais seus derivados

Ricos em selênio

Crescimento dos fios

Vegetais com folhas escuras, fígado, gema de ovo e frutas cítricas

Alimentos ricos em ferro e em vitamina C

Lubrificação

Gorduras insaturadas (ex. azeite de oliva)

Garantem bom funcionamento das glândulas sebáceas

Nutrição do couro cabeludo

Cereais integrais, carnes, peixes, frutos do mar, leite e vegetais folhosos)

Vitaminas do complexo B

Fortalecimento

Fígado, gema de ovo, vegetais amarelos, verde-escuros, melão e pêssego

Vitamina A

Apenas uma alimentação sadia e variada pode oferecer ao organismo todos os nutrientes que necessita, melhorando assim, o aspecto dos seus cabelos.

Dra. Thaís Pereira

thais.pereira@nutrees.com.br

www.nutrees.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas