Pular para o conteúdo principal

Para você o que é BÁSICO, ESPERADO, DESEJADO E INESPERADO quando frequenta um restaurante?

Restaurante pra ser bom, não precisa ser bonito e chique.

voce já ouviu falar na escala de valores para os clientes?

A higiene é ítem básico quando vou a um restaurante;
Bom atendimento e apresentação dos serviços, ítem esperado;
Comida saborosa e preço compatível é o que desejo;
Agilidade e desconto é inesperado!

Faça a sua escala de valores também.




Pensando na sua satisfação, segue algumas dicas para auxiliar na escolha dos restaurantes que irá frequentar:


1-Eu imagino que você vai querer lavar as mãos antes de pegar o prato para se servir, então observe a localização dos banheiros. Estes não devem ficar perto do local de distribuição de alimentos, pois se estiverem próximos, oferecerão grande risco de contaminação.
Observe a colocação das pias também para higienização de mãos, estas devem estar em locais estratégicos para evitar que as pessoas contaminem os alimentos expostos.

2- É importante observar a postura dos funcionários que trabalham como auxiliar de cozinha. Eles estão de toucas? possuem pircens, brincos, barbas? perfumes com odor forte? Como esta o uniforme?, limpo e bem apresentado!? Higiene pessoal é fundamental e faz parte da postura profissional. Não se esqueça do funcionário que lida com o dinheiro no caixa, este também deve estar distante da comida.

3- Observe os talheres e os pegadores, estes devem ser longos para evitar o contato direto com alimento. Infelismente nem tomo mundo, higieniza as mãos assim como você.
Observe também se os talheres estão envolvidos em saquinho plástico, e se estão bem higienizados, isso ajuda a não pegar poeira, e elimina o risco de contaminação.

4- Quando frequentar um restaurante com serviço a buffet, observe se há vapor saindo das bandejas (se não tiver provavelmente a temperatura deve estar inadequada, e o alimento frio) Veja se os balcões dispõem de barreiras [tampa de vidro, por exemplo] que protejam os alimentos de saliva e fios de cabelo.

5-ATENÇÃO: Observe quando o repositor vai ao balcão a maioria da reposição da comida exposta é feita de maneira inadequada. Quando determinado alimento chega ao fim no balcão expositor, os funcionários dos restaurantes simplesmente jogam uma nova quantidade por cima dele, em vez de lavar ou trocar as bandejas. Uma pessoa que vai almoçar no final do expediente provavelmente vai comer parte do que foi colocado na bandeja pelo menos quatro horas antes, tempo suficiente para que ocorra a multiplicação das bactérias.[preste bastante atenção nisso]

6- - Visitar a cozinha do restaurante é seu direito, procure dar uma espiadinha! Será uma forma de poder conhecer alguns hábitos dos funcionários e até mesmo conhecer como eles trabalham. Na verdade a maioria das cozinhas tem agora um vidro transparente ou uma janelinha para que as pessoas possam ver como esta sendo o preparo, procure ser mais curioso neste sentido.

7- Observe a higiene do local ao redor, da mesa, do forro da mesa, se estão limpos. Se o funcionário do restaurante faz a troca dos forros quando necessário, ainda em cima da mesa observe o saleiro, os temperos que são oferecidos (geralmente concentra muita sujeira nesses saleiros de mesa, é importante observar como esta o aspecto) Veja também se os palitos e canudos, estão envolvidos por um papel ou plástico.


8- Observe a apresentação do alimentos! Recomendo antes de se servir, dar uma volta no buffet e observar todos os aspectos ligados a higiene bem como prévia decisão do que vai ingerir até porque assim voce evita exageros. É importante que as sobremesas e saladas estejam em cubas refrigeradas, separadas de acordo com a característica de cada uma. Tem algumas sobremesas que são porcionadas em copinhos plásticos, observe também a higiene da mesma e dos talheres utilizados.

9- Por fim, evite almoçar depois do horário habitual, pois muitos restaurantes infelismente não tem o hábito de controle de temperatura. Muitas vezes a maioria dos alimentos fica muito tempo exposto, e a qualidade bem como a apresentação não vai ser a mesma.

Dica: Voce sabia que o profisisonal nutricionista é um dos principais responsáveis por garantir a qualidade da alimentação bem como bom atendimento nos restaurantes? Procure conhecer se existe esse profissional no restaurante que voce frequenta.

Sempre que houver elogios, críticas ou sugestões procure por esse profissional.


Denuncie irregularidades, e leve a sério o que você paga pra comer.


Equipe Dicas de Nutrição - contato@dicasdenutricao.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame.
Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível:
* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de …

Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável

1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;

2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);

4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!

7-Não reutilize o óleo de fritura, …