Pular para o conteúdo principal

Para você o que é BÁSICO, ESPERADO, DESEJADO E INESPERADO quando frequenta um restaurante?

Restaurante pra ser bom, não precisa ser bonito e chique.

voce já ouviu falar na escala de valores para os clientes?

A higiene é ítem básico quando vou a um restaurante;
Bom atendimento e apresentação dos serviços, ítem esperado;
Comida saborosa e preço compatível é o que desejo;
Agilidade e desconto é inesperado!

Faça a sua escala de valores também.




Pensando na sua satisfação, segue algumas dicas para auxiliar na escolha dos restaurantes que irá frequentar:


1-Eu imagino que você vai querer lavar as mãos antes de pegar o prato para se servir, então observe a localização dos banheiros. Estes não devem ficar perto do local de distribuição de alimentos, pois se estiverem próximos, oferecerão grande risco de contaminação.
Observe a colocação das pias também para higienização de mãos, estas devem estar em locais estratégicos para evitar que as pessoas contaminem os alimentos expostos.

2- É importante observar a postura dos funcionários que trabalham como auxiliar de cozinha. Eles estão de toucas? possuem pircens, brincos, barbas? perfumes com odor forte? Como esta o uniforme?, limpo e bem apresentado!? Higiene pessoal é fundamental e faz parte da postura profissional. Não se esqueça do funcionário que lida com o dinheiro no caixa, este também deve estar distante da comida.

3- Observe os talheres e os pegadores, estes devem ser longos para evitar o contato direto com alimento. Infelismente nem tomo mundo, higieniza as mãos assim como você.
Observe também se os talheres estão envolvidos em saquinho plástico, e se estão bem higienizados, isso ajuda a não pegar poeira, e elimina o risco de contaminação.

4- Quando frequentar um restaurante com serviço a buffet, observe se há vapor saindo das bandejas (se não tiver provavelmente a temperatura deve estar inadequada, e o alimento frio) Veja se os balcões dispõem de barreiras [tampa de vidro, por exemplo] que protejam os alimentos de saliva e fios de cabelo.

5-ATENÇÃO: Observe quando o repositor vai ao balcão a maioria da reposição da comida exposta é feita de maneira inadequada. Quando determinado alimento chega ao fim no balcão expositor, os funcionários dos restaurantes simplesmente jogam uma nova quantidade por cima dele, em vez de lavar ou trocar as bandejas. Uma pessoa que vai almoçar no final do expediente provavelmente vai comer parte do que foi colocado na bandeja pelo menos quatro horas antes, tempo suficiente para que ocorra a multiplicação das bactérias.[preste bastante atenção nisso]

6- - Visitar a cozinha do restaurante é seu direito, procure dar uma espiadinha! Será uma forma de poder conhecer alguns hábitos dos funcionários e até mesmo conhecer como eles trabalham. Na verdade a maioria das cozinhas tem agora um vidro transparente ou uma janelinha para que as pessoas possam ver como esta sendo o preparo, procure ser mais curioso neste sentido.

7- Observe a higiene do local ao redor, da mesa, do forro da mesa, se estão limpos. Se o funcionário do restaurante faz a troca dos forros quando necessário, ainda em cima da mesa observe o saleiro, os temperos que são oferecidos (geralmente concentra muita sujeira nesses saleiros de mesa, é importante observar como esta o aspecto) Veja também se os palitos e canudos, estão envolvidos por um papel ou plástico.


8- Observe a apresentação do alimentos! Recomendo antes de se servir, dar uma volta no buffet e observar todos os aspectos ligados a higiene bem como prévia decisão do que vai ingerir até porque assim voce evita exageros. É importante que as sobremesas e saladas estejam em cubas refrigeradas, separadas de acordo com a característica de cada uma. Tem algumas sobremesas que são porcionadas em copinhos plásticos, observe também a higiene da mesma e dos talheres utilizados.

9- Por fim, evite almoçar depois do horário habitual, pois muitos restaurantes infelismente não tem o hábito de controle de temperatura. Muitas vezes a maioria dos alimentos fica muito tempo exposto, e a qualidade bem como a apresentação não vai ser a mesma.

Dica: Voce sabia que o profisisonal nutricionista é um dos principais responsáveis por garantir a qualidade da alimentação bem como bom atendimento nos restaurantes? Procure conhecer se existe esse profissional no restaurante que voce frequenta.

Sempre que houver elogios, críticas ou sugestões procure por esse profissional.


Denuncie irregularidades, e leve a sério o que você paga pra comer.


Equipe Dicas de Nutrição - contato@dicasdenutricao.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas