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Gestação: período de cuidar da alimentação.


Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

TODAS AS MULHERES SONHAM COM ESSE DIA: SER MÃE, CARREGAR EM SEU VENTRE UM FILHO que trazem alterações físicas e emocionais.

Nesse grande acontecimento as mulheres têm que se preocupar com sua alimentação mantendo um cuidado especial, pois o corpo da mãe é a única fonte de nutrição para o crescimento do feto.

Deve-se então preocupar-se com a qualidade da alimentação aumentando assim vitaminas e minerais e energia que são essenciais para o crescimento do bebê saudável e também da mãe.

Muitas mães têm duvidas sobre o ganho de peso. Este deve ser suficiente para promover o crescimento sendo suficiente para promover o desenvolvimento completo de seu bebê e também para armazenar líquido e gordura para o aleitamento. Lembre-se que algumas mulheres podem perder peso no início da gravidez. Cada mulher tem a sua variação individual de ganho de peso.

Seguem-se então algumas dicas para as futuras mamães:

· Comer vegetais e cereais integrais

· Preparar a comida com pouca gordura, sal e açúcar.

· Ter moderação em alimentos muito calóricos

· Fartura em vegetais.

· Mastigar devagar e comer com atenção.

· Fracionar as refeições de 5 a 6 por dia de 3 em 3 horas.

· Lembre-se sempre que refrigerantes possuem calorias vazias e nenhuma vitamina.

· Já as frutas possuem vitaminas e minerais.

As proteínas, carboidratos calorias, vitaminas, minerais e água são essenciais para o desenvolvimento de um bebê saudável, mantendo a saúde da mãe. Na falta desses nutrientes, o desenvolvimento das células não é perfeito e o bebê pode nascer com baixo peso. Por outro lado, quando ocorre ingestão de calorias em excesso, a mãe ganha peso além do aconselhável e podem ocorrer complicações.

Por isso cuidar da alimentação durante a gestação é tão importante.

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Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame.
Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível:
* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de …

Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável

1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;

2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);

4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!

7-Não reutilize o óleo de fritura, …