Gestação: período de cuidar da alimentação.


Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

TODAS AS MULHERES SONHAM COM ESSE DIA: SER MÃE, CARREGAR EM SEU VENTRE UM FILHO que trazem alterações físicas e emocionais.

Nesse grande acontecimento as mulheres têm que se preocupar com sua alimentação mantendo um cuidado especial, pois o corpo da mãe é a única fonte de nutrição para o crescimento do feto.

Deve-se então preocupar-se com a qualidade da alimentação aumentando assim vitaminas e minerais e energia que são essenciais para o crescimento do bebê saudável e também da mãe.

Muitas mães têm duvidas sobre o ganho de peso. Este deve ser suficiente para promover o crescimento sendo suficiente para promover o desenvolvimento completo de seu bebê e também para armazenar líquido e gordura para o aleitamento. Lembre-se que algumas mulheres podem perder peso no início da gravidez. Cada mulher tem a sua variação individual de ganho de peso.

Seguem-se então algumas dicas para as futuras mamães:

· Comer vegetais e cereais integrais

· Preparar a comida com pouca gordura, sal e açúcar.

· Ter moderação em alimentos muito calóricos

· Fartura em vegetais.

· Mastigar devagar e comer com atenção.

· Fracionar as refeições de 5 a 6 por dia de 3 em 3 horas.

· Lembre-se sempre que refrigerantes possuem calorias vazias e nenhuma vitamina.

· Já as frutas possuem vitaminas e minerais.

As proteínas, carboidratos calorias, vitaminas, minerais e água são essenciais para o desenvolvimento de um bebê saudável, mantendo a saúde da mãe. Na falta desses nutrientes, o desenvolvimento das células não é perfeito e o bebê pode nascer com baixo peso. Por outro lado, quando ocorre ingestão de calorias em excesso, a mãe ganha peso além do aconselhável e podem ocorrer complicações.

Por isso cuidar da alimentação durante a gestação é tão importante.

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