Pular para o conteúdo principal

Gestação: período de cuidar da alimentação.


Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

TODAS AS MULHERES SONHAM COM ESSE DIA: SER MÃE, CARREGAR EM SEU VENTRE UM FILHO que trazem alterações físicas e emocionais.

Nesse grande acontecimento as mulheres têm que se preocupar com sua alimentação mantendo um cuidado especial, pois o corpo da mãe é a única fonte de nutrição para o crescimento do feto.

Deve-se então preocupar-se com a qualidade da alimentação aumentando assim vitaminas e minerais e energia que são essenciais para o crescimento do bebê saudável e também da mãe.

Muitas mães têm duvidas sobre o ganho de peso. Este deve ser suficiente para promover o crescimento sendo suficiente para promover o desenvolvimento completo de seu bebê e também para armazenar líquido e gordura para o aleitamento. Lembre-se que algumas mulheres podem perder peso no início da gravidez. Cada mulher tem a sua variação individual de ganho de peso.

Seguem-se então algumas dicas para as futuras mamães:

· Comer vegetais e cereais integrais

· Preparar a comida com pouca gordura, sal e açúcar.

· Ter moderação em alimentos muito calóricos

· Fartura em vegetais.

· Mastigar devagar e comer com atenção.

· Fracionar as refeições de 5 a 6 por dia de 3 em 3 horas.

· Lembre-se sempre que refrigerantes possuem calorias vazias e nenhuma vitamina.

· Já as frutas possuem vitaminas e minerais.

As proteínas, carboidratos calorias, vitaminas, minerais e água são essenciais para o desenvolvimento de um bebê saudável, mantendo a saúde da mãe. Na falta desses nutrientes, o desenvolvimento das células não é perfeito e o bebê pode nascer com baixo peso. Por outro lado, quando ocorre ingestão de calorias em excesso, a mãe ganha peso além do aconselhável e podem ocorrer complicações.

Por isso cuidar da alimentação durante a gestação é tão importante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Caloria dos Pães

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.