Pular para o conteúdo principal

Gestação: período de cuidar da alimentação.


Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

TODAS AS MULHERES SONHAM COM ESSE DIA: SER MÃE, CARREGAR EM SEU VENTRE UM FILHO que trazem alterações físicas e emocionais.

Nesse grande acontecimento as mulheres têm que se preocupar com sua alimentação mantendo um cuidado especial, pois o corpo da mãe é a única fonte de nutrição para o crescimento do feto.

Deve-se então preocupar-se com a qualidade da alimentação aumentando assim vitaminas e minerais e energia que são essenciais para o crescimento do bebê saudável e também da mãe.

Muitas mães têm duvidas sobre o ganho de peso. Este deve ser suficiente para promover o crescimento sendo suficiente para promover o desenvolvimento completo de seu bebê e também para armazenar líquido e gordura para o aleitamento. Lembre-se que algumas mulheres podem perder peso no início da gravidez. Cada mulher tem a sua variação individual de ganho de peso.

Seguem-se então algumas dicas para as futuras mamães:

· Comer vegetais e cereais integrais

· Preparar a comida com pouca gordura, sal e açúcar.

· Ter moderação em alimentos muito calóricos

· Fartura em vegetais.

· Mastigar devagar e comer com atenção.

· Fracionar as refeições de 5 a 6 por dia de 3 em 3 horas.

· Lembre-se sempre que refrigerantes possuem calorias vazias e nenhuma vitamina.

· Já as frutas possuem vitaminas e minerais.

As proteínas, carboidratos calorias, vitaminas, minerais e água são essenciais para o desenvolvimento de um bebê saudável, mantendo a saúde da mãe. Na falta desses nutrientes, o desenvolvimento das células não é perfeito e o bebê pode nascer com baixo peso. Por outro lado, quando ocorre ingestão de calorias em excesso, a mãe ganha peso além do aconselhável e podem ocorrer complicações.

Por isso cuidar da alimentação durante a gestação é tão importante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita leve: Salada de Kani com alface, palmito, cottage e croutons

Dra Fernanda Molina Tosi - Nutricionista MS Ingredientes: Alface americana (crua) - 80g ou 1 prato mesa Palmito (conserva) - 400g ou 4 unidades médias Tomate cereja - 60g ou 6 unidades pequenas Kanikama - 180g ou 12 unidades pequenas Maçã verde - 232g ou 2 unidades pequenas Queijo cottage - 57,5g ou 2 colheres de sopa Salsinha (crua) - 16,9g ou 1 colher de sopa Croutons integrais - 62,5g ou 1 xícara de chá Azeitona verde (conserva) - 9,6g ou 4 unidades Limão (suco para temperar) - 10ml ou 1 colher de sopa Azeite de oliva (extravirgem) - 30ml ou 3 colheres de sopa Sal refinado - 6g ou 1 colher de chá Modo de preparo: Desfie o kanikama. Corte as maçãs em cubos, os palmitos em rodelas, os tomates cerejas ao meio e pique as azeitonas. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e tempere com o suco de limão e reserve. Arrume as folhas de alface em uma travessa. Por cima, coloque a mistura do palmito e distribua sobre esse queijo cottage. Acrescente a salsinha, sa...

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível: * Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta:...

Caloria dos Pães