Pular para o conteúdo principal

Orientação Nutricional Para Colesterol Elevado

Dra. Fabiana Barbosa Pacheco – Nutricionista RS

O colesterol é uma gordura presente em nosso organismo. Ele é essencial para a vida, pois é utilizado na produção de hormônios, ácidos biliares e membranas celulares. O nosso organismo produz 70% do colesterol e apenas 30% provêm da alimentação. Em excesso, porém, pode acumular-se nas paredes das artérias causando problemas cardiovasculares. O elo entre dietas ricas em gorduras e o ataque cardíaco é o colesterol.

O colesterol elevado também pode ocorrer por causas genéticas. Neste Caso é mais difícil o controle somente através de uma alimentação balanceada, sendo necessário, muitas vezes, o uso de medicação.

O excesso de colesterol, na maioria das vezes, se dá por uma alimentação desequilibrada, rica em gorduras saturadas (alimentos não recomendados do quadro) e pela falta de atividade física.

Alimentos não Recomendados

Alimentos Devem ser Usados Moderadamente

Alimentos Recomendados

- Gorduras: manteigas, toucinho, sebo, óleo de dendê, óleo de coco, margarinas (não ricas em poliinsaturados, cozimento em óleo de origem desconhecida, gordura e óleos hidrogenados, maionese, creme de leite,

- Carne: gordura visível na carne, torresmo, cordeiro, bacon, salsicha, salames, tortas, lanches, ovo, bolo de carne, pele de aves, presunto, salame, lingüiça, patê, rim.

- Laticínios: creme de leite, leite condensado ou evaporado, cremes, queijos com gordura integral

(amarelo ou cremoso), leite integral, iogurte integral.

- Cereais: pães especiais ( croissant, bolacha recheada, bolos e bolos recheados, massas com ovos, batata na manteiga

- Alimentos Preparados: bolos, massas, pudins, biscoitos preparados com gordura saturada ou animal, Molhos à base de manteigas e cremes. Salgadinhos fritos, sorvetes e creme de leite.

- Bebidas: bebidas à base de malte preparadas com gordura integral, bebidas à base de chocolate e milk-shake, sopas cremosas, bolos com leite condensado.

- Alimentos que contenham ovo na sua composição.

- No máximo 2 vezes por semana: Carne vermelha magra, presunto, porco, cordeiro, fígado e rim, ovo, queijo lanche ou mussarela, queijo ralado, requeijão. Farinha branca, arroz branco, macarrão, bolacha doce, lanches caseiros, refrigerantes, sopas de pacote.

- No máximo 1 vez por mês: peixe frito, camarão.

- Molhos cremosos para salada,

- Molhos engarrafados.

- Frango e peixe cozido, ensopado ou assado;

- Leite desnatado, queijo magros, ricota, iogurte desnatado;

- Farinha integral, pães integrais, cereais integrais, farinha de aveia e de milho, arroz e massa integrais;

- Sucos de fruta naturais e sem açúcar, sopa caseira de vegetais, água, chá, café;

- Ervas, temperos verde, vinagre, limão;

- Hortaliças;

- Frutas.

Dicas Nutricionais:

  • Fracione suas refeições em cinco a seis vezes ao dia;
  • Escolha alimentos ricos em fibras;
  • Limite a gordura saturada;
  • Coma frutas, vegetais, legumes, grãos com fibras solúveis ( aveia) e use com mais freqüência o peixe;
  • Observe o rótulo dos alimentos e evite as gorduras animais saturadas encontradas no leite integral, queijos amarelos, creme de leite, banha, pele de aves, ovos e gorduras sólidas;
  • Limite os óleos vegetais: óleo de milho, açafrão, margarina e gordura vegetal hidrogenada presente em biscoitos folhados e massas. A gordura vegetal hidrogenada possui componentes nocivos à saúde.
  • Utilize com moderação a gordura monoinsaturada: azeite de oliva e óleo de canola, pois são mais benéficos para saúde.
  • As frutas, vegetais e saladas cruas são ricos em compostos antioxidantes como vitamina C, vitamina E e betacaroteno que podem manter o colesterol em níveis que não ameaçam a saúde das artérias;
  • Troque os alimentos fritos e empanados pelos assados ou grelhados;
  • Coma verduras de folhas verde-escuras como brócolis, couve e espinafre, pois contêm substâncias que interferem no metabolismo de gorduras;
  • Pratique exercícios físicos aeróbicos no período mínimo de 30 minutos, de três a quatro vezes na semana. É comprovado que a prática regular de exercícios é capaz de promover a diminuição do colesterol total e aumenta o colesterol HDL.
  • A aveia e a farinha de linhaça contém fibras solúveis que diminuem o colesterol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas