Pular para o conteúdo principal

PUBLICADA A PORTARIA QUE ATUALIZA A POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO.

Foi publicada na última sexta-feira a Portaria Nº 2.715 de 17 de Novembro de 2011 que atualiza a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (Diário Oficial da União de 18/11/2011, Seção 1, página 89).

A nova versão da PNAN demonstra coerência com as necessidades de saúde da população brasileira derivadas de modificações no quadro epidemiológico e socioeconômico, com as novas direções de gestão e atenção à saúde adotadas no Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos anos e com as responsabilidades do setor saúde junto ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

Trata-se de uma política que requer a articulação intrasetorial, ou seja, que dialogue com as outras políticas, programas e ações do próprio setor saúde, ao mesmo tempo em que demanda e propõe a construção de ações junto a outros setores de governo, da sociedade civil e do setor privado. Estas características trazem grandes desafios para a implementação da PNAN, uma vez que a efetivação de suas diretrizes e consequente concretização de seu propósito depende de um constante processo de pactuação entre todos estes atores envolvidos com a questão alimentar e nutricional.

No âmbito do SUS destaca-se a necessária pactuação entre os gestores municipais, estaduais e federais, assim como a pactuação destes com os representantes da população, respeitando o princípio da participação e controle social.

É necessário um grande esforço coletivo para que a agenda da alimentação e nutrição seja cada vez mais incorporada nos pactos e contratualizações do SUS, com a definição de metas e ações concretas para alcançá-las. Incluir e organizar os cuidados relativos à alimentação e nutrição nas redes de atenção à saúde constitui um dos grandes desafios a enfrentar.

Convidamos todos a conhecer a nova versão da PNAN e a engajar-se na sua implementação!

http://nutricao.saude.gov.br/publicacoes.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Caloria dos Pães

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.