Pular para o conteúdo principal

Nutrição X Envelhecimento da pele


Dra Larissa Rogoski – Nutricionista SP

O corpo entra no período denominado senescência ou envelhecimento a partir dos 30 anos de idade. O estilo de vida, a alimentação e atividade física são fatores que influenciam neste processo. Por isso, a adoção de comportamentos saudáveis é essencial para “envelhecer bem”.

Atualmente, a preocupação em proteger a pele de agressões externas, como a exposição a raios solares e poluição é crescente. Uma alimentação equilibrada pode auxiliar nesta proteção e manter a pele saudável. O consumo de refeições balanceadas proporciona o fornecimento de nutrientes importantes para a melhora do aspecto da pele.

Conheça alguns nutrientes que auxiliam na manutenção de uma pele saudável:

Vitaminas

- A vitamina A é importante para a reparação tecidual. Sua deficiência deixa a pele com aspecto ressecado. Fontes: leite, ovos, vegetais folhosos verdes, legumes e frutas amarelados e/ou verde escuros.

- Vitaminas do complexo B: a deficiência de biotina está relacionada a dermatites (inflamações da pele) e queda de cabelos. Já a niacina confere umidade à pele, assegurando um aspecto jovem.

Fontes: Biotina: cereais, carnes vermelhas, gema do ovo. Niacina: carnes vermelhas e brancas, fígado, ovos, gérmen de trigo.

- Vitamina C: Confere efeito fotoprotetor, prevenindo queimaduras solares. Este efeito pode estar relacionado à ação desta vitamina sobre a produção de melanina. Fontes: acerola, goiaba, laranja, maracujá, abacaxi, tomate.

Ácidos graxos

Estes nutrientes possuem ação antiinflamatória e alguns estudos demonstram o efeito fotoprotetor do ômega-3 sobre apele. Os ácidos graxos auxiliam na formação de uma barreira natural da pele e auxiliam no combate a radicais livres, estabilizando a membrana das células.

Fontes: Ômega 3: atum, sardinha, salmão, linhaça, nozes, canola, óleo de peixes. Ômega 6: óleo de girassol, milho, soja.

Selênio

Este mineral está relacionado a prevenção do câncer de pele. Auxilia na proteção da pele às agressões causadas pelo sol. Fontes: cereais integrais, alho, frutos do mar.

Água

O consumo adequado é importante para a proteção dos tecidos corporais. A ingestão insuficiente pode ocasionar pele ressecada e até celulite. Recomenda-se a ingestão de 6 a 8 copos por dia.

Lembre-se: refeições balanceadas e alimentação equilibrada auxiliam na prevenção do envelhecimento!

Referências:

BOELSMA E, HENDRIKS HFJ, ROZA L. Nutritional skin care: health effects of micronutrients and fatty acids.Am J Clin Nutr. v.73, p. 853–64, 2001.

COSGROVE, M.C.; FRANCO, O.H.; GRANGER, S.P.; MURRAY, P.G.; MAYES, A.E. Dietary nutrient intakes and skin-aging appearance among middle-aged American women. Am J Clin Nutr. v. 86, p. 1225–31, 2007.

MAHAN, K.L.; ESCOTT-STUMP,S. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 11° ed. São Paulo: Roca. 2005. Nutrição no envelhecimento, p. 304- 321.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas