Nutrição X Envelhecimento da pele


Dra Larissa Rogoski – Nutricionista SP

O corpo entra no período denominado senescência ou envelhecimento a partir dos 30 anos de idade. O estilo de vida, a alimentação e atividade física são fatores que influenciam neste processo. Por isso, a adoção de comportamentos saudáveis é essencial para “envelhecer bem”.

Atualmente, a preocupação em proteger a pele de agressões externas, como a exposição a raios solares e poluição é crescente. Uma alimentação equilibrada pode auxiliar nesta proteção e manter a pele saudável. O consumo de refeições balanceadas proporciona o fornecimento de nutrientes importantes para a melhora do aspecto da pele.

Conheça alguns nutrientes que auxiliam na manutenção de uma pele saudável:

Vitaminas

- A vitamina A é importante para a reparação tecidual. Sua deficiência deixa a pele com aspecto ressecado. Fontes: leite, ovos, vegetais folhosos verdes, legumes e frutas amarelados e/ou verde escuros.

- Vitaminas do complexo B: a deficiência de biotina está relacionada a dermatites (inflamações da pele) e queda de cabelos. Já a niacina confere umidade à pele, assegurando um aspecto jovem.

Fontes: Biotina: cereais, carnes vermelhas, gema do ovo. Niacina: carnes vermelhas e brancas, fígado, ovos, gérmen de trigo.

- Vitamina C: Confere efeito fotoprotetor, prevenindo queimaduras solares. Este efeito pode estar relacionado à ação desta vitamina sobre a produção de melanina. Fontes: acerola, goiaba, laranja, maracujá, abacaxi, tomate.

Ácidos graxos

Estes nutrientes possuem ação antiinflamatória e alguns estudos demonstram o efeito fotoprotetor do ômega-3 sobre apele. Os ácidos graxos auxiliam na formação de uma barreira natural da pele e auxiliam no combate a radicais livres, estabilizando a membrana das células.

Fontes: Ômega 3: atum, sardinha, salmão, linhaça, nozes, canola, óleo de peixes. Ômega 6: óleo de girassol, milho, soja.

Selênio

Este mineral está relacionado a prevenção do câncer de pele. Auxilia na proteção da pele às agressões causadas pelo sol. Fontes: cereais integrais, alho, frutos do mar.

Água

O consumo adequado é importante para a proteção dos tecidos corporais. A ingestão insuficiente pode ocasionar pele ressecada e até celulite. Recomenda-se a ingestão de 6 a 8 copos por dia.

Lembre-se: refeições balanceadas e alimentação equilibrada auxiliam na prevenção do envelhecimento!

Referências:

BOELSMA E, HENDRIKS HFJ, ROZA L. Nutritional skin care: health effects of micronutrients and fatty acids.Am J Clin Nutr. v.73, p. 853–64, 2001.

COSGROVE, M.C.; FRANCO, O.H.; GRANGER, S.P.; MURRAY, P.G.; MAYES, A.E. Dietary nutrient intakes and skin-aging appearance among middle-aged American women. Am J Clin Nutr. v. 86, p. 1225–31, 2007.

MAHAN, K.L.; ESCOTT-STUMP,S. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 11° ed. São Paulo: Roca. 2005. Nutrição no envelhecimento, p. 304- 321.

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