Pular para o conteúdo principal

Intolerância à Lactose

Dra Suênia Maria do Nascimento – Nutricionista PB

É uma doença caracterizada pela dificuldade de digestão de produtos lácteos (leite e derivados). Esses produtos apresentam em sua composição a LACTOSE, o açúcar natural do leite formado por dois monossacarídeos – glicose e galactose. Algumas pessoas apresentam uma deficiência na produção da enzima LACTASE, que digere esse açúcar.

Naturalmente, após o desmame ocorre uma diminuição progressiva na produção dessa enzima, diminuindo assim a capacidade de absorção de lactose principalmente na fase adulta. Porém, os intolerantes a lactose possuem uma deficiência maior na produção dessa enzima acarretando no aparecimento de alguns sintomas após o consumo de produtos lácteos.

A intolerância a lactose pode ser diagnosticada em diversas fases da vida: congênita (presente desde o nascimento), primária ou genética (de cunho genético que se desenvolve após o desmame) e secundária ou adquirida (que surge após infecções virais ou bacterianas) e temporária (que ocorre após alguma cirurgia ou uso de nutrição parenteral prolongada e se encerra após o intestino voltar a funcionar normalmente)

Os sintomas mais relatados, pelos intolerantes a lactose, são: distensão abdominal, flatulências, náuseas, cólicas e diarréia. A intensidade dos sintomas irá depender do nível de intolerância que o individuo possui e da quantidade de lactose ingerida.

A conduta nutricional para estes indivíduos é baseada na omissão e/ou controle da ingestão de produtos lácteos. Deve ser observado o nível de tolerância de cada indivíduo, monitorando a ingestão de leite e derivados e o aparecimento dos sintomas. A ingestão de alimentos ricos em cálcio deve ser bem orientada para suprir as necessidades diárias, já que a grande fonte de cálcio são alimentos lácteos. As pessoas acometidas por essa deficiência enzimática devem ter atenção com os medicamentos, pois alguns apresentam em sua composição a lactose, podendo desenvolver os sintomas com o uso do mesmo.

Atualmente a indústria alimentícia desenvolveu diversos produtos sem lactose, permitindo que os intolerantes possam diversificar ainda mais sua alimentação. Já é possível, consumir chocolates, queijos e diversas sobremesas sem lactose. Para os intolerantes à lactose, segue um receita de sobremesa SEM LACTOSE:

Brigadeirão


Ingredientes: 01 xicara (chá) de açúcar, ½ xícara de água, 01 xicara (chá) de extrato de soja (leite de soja), 01 xicara (chá) rasa de cacau em pó, 01 colher se sopa de amido de milho, 01 colher de sopa de margarina, 03 ovos inteiros.

Modo de fazer: junte tudo no liquidificador, bata bem. Unte uma forma de buraco no meio, coloque a mistura e leve ao forno em banho maria. Espere esfriar, desenforme e decore a gosto ( pode colocar morango ou cereja)

Rendimento 6 porções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas