Intolerância à Lactose

Dra Suênia Maria do Nascimento – Nutricionista PB

É uma doença caracterizada pela dificuldade de digestão de produtos lácteos (leite e derivados). Esses produtos apresentam em sua composição a LACTOSE, o açúcar natural do leite formado por dois monossacarídeos – glicose e galactose. Algumas pessoas apresentam uma deficiência na produção da enzima LACTASE, que digere esse açúcar.

Naturalmente, após o desmame ocorre uma diminuição progressiva na produção dessa enzima, diminuindo assim a capacidade de absorção de lactose principalmente na fase adulta. Porém, os intolerantes a lactose possuem uma deficiência maior na produção dessa enzima acarretando no aparecimento de alguns sintomas após o consumo de produtos lácteos.

A intolerância a lactose pode ser diagnosticada em diversas fases da vida: congênita (presente desde o nascimento), primária ou genética (de cunho genético que se desenvolve após o desmame) e secundária ou adquirida (que surge após infecções virais ou bacterianas) e temporária (que ocorre após alguma cirurgia ou uso de nutrição parenteral prolongada e se encerra após o intestino voltar a funcionar normalmente)

Os sintomas mais relatados, pelos intolerantes a lactose, são: distensão abdominal, flatulências, náuseas, cólicas e diarréia. A intensidade dos sintomas irá depender do nível de intolerância que o individuo possui e da quantidade de lactose ingerida.

A conduta nutricional para estes indivíduos é baseada na omissão e/ou controle da ingestão de produtos lácteos. Deve ser observado o nível de tolerância de cada indivíduo, monitorando a ingestão de leite e derivados e o aparecimento dos sintomas. A ingestão de alimentos ricos em cálcio deve ser bem orientada para suprir as necessidades diárias, já que a grande fonte de cálcio são alimentos lácteos. As pessoas acometidas por essa deficiência enzimática devem ter atenção com os medicamentos, pois alguns apresentam em sua composição a lactose, podendo desenvolver os sintomas com o uso do mesmo.

Atualmente a indústria alimentícia desenvolveu diversos produtos sem lactose, permitindo que os intolerantes possam diversificar ainda mais sua alimentação. Já é possível, consumir chocolates, queijos e diversas sobremesas sem lactose. Para os intolerantes à lactose, segue um receita de sobremesa SEM LACTOSE:

Brigadeirão