Pular para o conteúdo principal

Hipotireoidismo Dieta


por Dra Ana Cláudia Silva – Nutricionista MG

O Hipotireoidismo caracteriza-se por uma baixa função da glândula tireóide, tendo como causa doença auto-imune, cirurgias (redução do tecido tireoidiano) ou devido a doença hipotalâmica ou hipofisária.
 
A consequência é a quantidade insuficiente de hormônios favorecendo o aparecimento de sintomas como:  pele seca, ganho de peso, constipação intestinal, fadiga, intolerância ao frio, sonolência excessiva entre outras manifestações.

O tratamento medicamentoso deve ser avaliado pelo médico e é de grande importância para o controle da doença e melhor resultado das orientações nutricionais. A levotiroxina, medicamento comumente prescrito pelos médicos, deve ser tomada em jejum. Portanto, atenção para adequar o horário da medicação!

Algumas vezes ouvimos relatos de pacientes com hipotireoidismo “justificando” que o excesso

de peso deve-se aos problemas com a tireoide. Porém, isso não deve ser uma desculpa para deixar os

cuidados com a saúde para depois. Ao utilizar a medicação adequadamente e realizar consultas periódicas com uma equipe multidisciplinar o paciente com hipotireoidismo pode conseguir o controle do peso.

O peso excessivo pode contribuir para descontroles da glicemia e da pressão arterial, nesse caso o uso de alimentos integrais, ricos em fibras, pode auxiliar no controle do açúcar no sangue e evitar os alimentos e temperos industrializados auxilia na redução da ingestão de sódio favorecendo níveis de pressão arterial adequados.

No hipotireoidismo, como pode ocorrer um aumento dos lipídeos do sangue (colesterol) há um maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Então, recomenda-se a redução do consumo de alimentos ricos em gorduras como carnes gordurosas, bacon, embutidos, toucinho e leite integral.

Outra queixa muito comum é a constipação, ou intestino preso. Outra vez, o consumo de alimentos fontes de fibras pode ajudar, desde que seja acompanhado da ingestão adequada de água. Para relembrar, alguns alimentos ricos em fibras são: pão e arroz integral, frutas com casca, verduras folhosas, aveia e farelo de trigo.

Para adequada função da tireoide o consumo de alimentos ricos em zinco (agrião, salsinha, carne bovina magra) e cobre (nozes, castanhas, fígado, abóbora) pode ajudar. O iodo auxilia na formação dos hormônios da tireoide, portanto recomenda-se o consumo de alimentos fontes desse nutriente como: peixes, frutos do mar e utilizar o sal iodado com moderação.

Lembre-se: o tratamento adequado pode ajudar a superar o hipotireoidismo e melhorar sua qualidade de vida.

Referências:
LEÃO, L. S. C. S.; GOMES, M. C. R. Manual de Nutrição Clínica. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. Hipotireoidismo. Projeto Diretrizes,
2005.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal