Pular para o conteúdo principal

Dieta Cirrose Hepática

por Dra. Viviane Souza Silva - Nutricionista SP


A cirrose hepática é uma condição causada por algumas doenças crônicas do fígado que provocam a formação de cicatriz e dano permanente ao fígado. O tecido cicatricial que se forma na cirrose hepática prejudica a estrutura do fígado, bloqueando o fluxo de sangue através do órgão.
 
A perda do tecido hepático normal diminui a capacidade que o fígado tem de processar nutrientes, hormônios, fármacos e toxinas. O fígado participa ativamente dos processos de nutrição do organismo, as lesões nesse órgão causadas pela cirrose levam à desnutrição. 

A desnutrição na cirrose ocorre por vários mecanismos: ingestão insuficiente de alimentos, dificuldade de absorver os alimentos ingeridos, perda de proteínas pelo intestino e redução da síntese de proteínas pelo fígado. 

Algumas deficiências nutricionais são particularmente preocupantes no paciente com cirrose: a desnutrição protéica, as deficiências de vitaminas C, do complexo B, de zinco e de selênio.  

Orientações Nutricionais

De uma forma geral a dieta consiste em diminuir a ingestão de alimentos muitos ricos em gordura como presunto, salsicha, lingüiça, patê, maioneses, bolos, doces, Isto não significa que seja uma dieta SEM gordura, a quantidade deve ser diminuída e deve haver uma mudança na qualidade da gordura oferecida. 

Já as proteínas que são muito importantes devem ter sua ingestão muito bem controlada. O grupo de vitaminas e minerais também recebem uma atenção especial, pois há casos de pacientes que precisam de suplementação desses elementos. 

 O fracionamento da dieta também é muito importante, devem ser fracionadas em menores porções em vários intervalos de tempo. A nutrição e o fígado estão relacionados de muitas maneiras. Tudo o que comemos, respiramos e absorvemos, inclusive por nossa pele, deve ser refinado e desintoxicado pelo fígado. 

Por isso uma dieta prescrita por um nutricionista é muito importante, pois ela deve ter as quantidade necessárias de macro, micronutrientes, que deve ser apropriada ao paciente. A nutrição é um tratamento contínuo, ou seja, não adianta apenas algumas consultas, pois a avaliação e a conduta dietoterápica podem mudar de acordo com a evolução do paciente, o objetivo mais importante do tratamento é manter uma boa qualidade de vida sem prejudicar seu estado nutricional. 


 Referência Bibliográfica 
BOGLIOLO, Patologia, Brasileiro Filho, Geraldo. -7º Edição, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2006 
BoDinski, LH. Dietoterapia Princípios & Pratica. São Paulo, Editora Atheneu, 2001  
Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/ coletiva_saude_061008.pdf 
Disponível em: http://www.sgnsp.org.br/artigos.php?id=147 
Disponível em: http://www.opas.org.br/informacao/UploadArq/ Relatorio_de_conclusao_CTI- 
Disponível em: http://www.icb.usp.br/~cassola/graduacao/fisioterapia/ figado.doc 
 Disponível em: http://www.citen.com.br/doencas/quando-o-figado-nao-funciona- bem--.aspx

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caloria dos Pães

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Receita leve: Salada de Kani com alface, palmito, cottage e croutons

Dra Fernanda Molina Tosi - Nutricionista MS Ingredientes: Alface americana (crua) - 80g ou 1 prato mesa Palmito (conserva) - 400g ou 4 unidades médias Tomate cereja - 60g ou 6 unidades pequenas Kanikama - 180g ou 12 unidades pequenas Maçã verde - 232g ou 2 unidades pequenas Queijo cottage - 57,5g ou 2 colheres de sopa Salsinha (crua) - 16,9g ou 1 colher de sopa Croutons integrais - 62,5g ou 1 xícara de chá Azeitona verde (conserva) - 9,6g ou 4 unidades Limão (suco para temperar) - 10ml ou 1 colher de sopa Azeite de oliva (extravirgem) - 30ml ou 3 colheres de sopa Sal refinado - 6g ou 1 colher de chá Modo de preparo: Desfie o kanikama. Corte as maçãs em cubos, os palmitos em rodelas, os tomates cerejas ao meio e pique as azeitonas. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e tempere com o suco de limão e reserve. Arrume as folhas de alface em uma travessa. Por cima, coloque a mistura do palmito e distribua sobre esse queijo cottage. Acrescente a salsinha, sa...