Pular para o conteúdo principal

Buffet, horário, dinheiro contado, correria, o que fazer?

por Dra. Vanessa Minossi - Nutricionista RS


- Dê preferência a restaurantes por quilo, onde você controla a quantidade e o tipo de comida. Mas cuidado para não cair numa armadilha: uma opção muito grande de prato pode tentá-lo a experimentar um pouco de cada coisa. LEMBRE-SE COLOQUE NO PRATO NO MÁXIMO 400 GRAMAS. Acompanhando 1 copo de água sem gás OU uma limonada, SEM AÇÚCAR.
 - Dispense o couvert de pão e manteiga antes do prato principal, peça uma salada verde bem caprichada, e cuidado com os molhos. Evite maionese. 
 - Sempre que possível troque a carne vermelha por peixe e frango (sem a pele). Cuidado com os ovos e frutos do mar, pois são ricos em colesterol. 
 - Opte por preparações grelhadas, cozidas e assadas e fique longe de frituras e empanados. 
 - Se for comer uma massa, peça molho de tomate com ervas, ao sugo ou legumes e evite molho branco, quatro queijos, ao pesto ou alho e óleo, e não use carnes como acompanhamento. 
 - Para comer menos pergunte ao garçom se é possível pedir meia porção, ou divida-o com outra pessoa, assim você reduzirá a porção e ficará acessível a seu bolso.
 - Certifique-se de que os legumes que pediu não serão preparados na manteiga, mas sim no vapor.
 - Para reduzir o consumo de gordura, peça sempre alimentos grelhados, cozidos no vapor ou refogados.
 - Peça para que o molho cremoso ou o tempero seja servido á parte para que você sirva, mas não abuse. Ou se preferir, nem coloque. 
 - Não hesite em pedir ao garçom a troca de acompanhamentos. Batatas assadas ou cozidas é bem menos calórica que batata frita. - Carregue com você frutas, barras de cereais, iogurte diet e biscoitos com fibras. - Não se deixe influenciar pelos colegas na hora da escolha de seu prato.
 - Opte por uma porção de picles, queijo ou salsichas para beliscar. Assados ou grelhados na chapa ou espeto (frango, chuleta, picanha, peixe etc...). 
 - Nas sobremesas: frutas, saladas de frutas ou compotas diet. 
 - Para terminar um chá de ervas ou um cafezinho com adoçante. 
 - LEMBRE-SE a mastigação é super importante, fisiologicamente devemos mastigar o mesmo pedacinho ingerido por volta de 23 vezes. Então calma no alimentar-se, pois a mastigação ajuda na saciedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas