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Buffet, horário, dinheiro contado, correria, o que fazer?

por Dra. Vanessa Minossi - Nutricionista RS


- Dê preferência a restaurantes por quilo, onde você controla a quantidade e o tipo de comida. Mas cuidado para não cair numa armadilha: uma opção muito grande de prato pode tentá-lo a experimentar um pouco de cada coisa. LEMBRE-SE COLOQUE NO PRATO NO MÁXIMO 400 GRAMAS. Acompanhando 1 copo de água sem gás OU uma limonada, SEM AÇÚCAR.
 - Dispense o couvert de pão e manteiga antes do prato principal, peça uma salada verde bem caprichada, e cuidado com os molhos. Evite maionese. 
 - Sempre que possível troque a carne vermelha por peixe e frango (sem a pele). Cuidado com os ovos e frutos do mar, pois são ricos em colesterol. 
 - Opte por preparações grelhadas, cozidas e assadas e fique longe de frituras e empanados. 
 - Se for comer uma massa, peça molho de tomate com ervas, ao sugo ou legumes e evite molho branco, quatro queijos, ao pesto ou alho e óleo, e não use carnes como acompanhamento. 
 - Para comer menos pergunte ao garçom se é possível pedir meia porção, ou divida-o com outra pessoa, assim você reduzirá a porção e ficará acessível a seu bolso.
 - Certifique-se de que os legumes que pediu não serão preparados na manteiga, mas sim no vapor.
 - Para reduzir o consumo de gordura, peça sempre alimentos grelhados, cozidos no vapor ou refogados.
 - Peça para que o molho cremoso ou o tempero seja servido á parte para que você sirva, mas não abuse. Ou se preferir, nem coloque. 
 - Não hesite em pedir ao garçom a troca de acompanhamentos. Batatas assadas ou cozidas é bem menos calórica que batata frita. - Carregue com você frutas, barras de cereais, iogurte diet e biscoitos com fibras. - Não se deixe influenciar pelos colegas na hora da escolha de seu prato.
 - Opte por uma porção de picles, queijo ou salsichas para beliscar. Assados ou grelhados na chapa ou espeto (frango, chuleta, picanha, peixe etc...). 
 - Nas sobremesas: frutas, saladas de frutas ou compotas diet. 
 - Para terminar um chá de ervas ou um cafezinho com adoçante. 
 - LEMBRE-SE a mastigação é super importante, fisiologicamente devemos mastigar o mesmo pedacinho ingerido por volta de 23 vezes. Então calma no alimentar-se, pois a mastigação ajuda na saciedade.

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Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

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