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A Base de um Cardápio Estético




A base de um cardápio estético deve ser de baixo índice glicêmico (IG).



Estudos comprovam que a troca de alimentos com IG alto, por alternativas de IG baixo, acelera o metabolismo, a queima de gorduras, produz menos insulina, reduz o apetite e melhora o rendimento em atividades físicas.
Além de inserir alimentos com baixo IG na dieta de pacientes/clientes, também é possível reduzir o IG dos alimentos, através de processos culinários.


Abaixo segue uma relação com alimentos com baixo IG que podem ser adicionados em um cardápio estético:


  • FRUTAS VERMELHAS – ricas em antioxidantes. Exemplo: mirtilo, morango, framboesa;
  • CEREAIS E LEGUMINOSAS – principalmente os que contêm grande quantidade de fibras e proteínas. Exemplo: feijão, lentilha, arroz integral;
  • CRUSCÍFERAS – preferir o cozimento no vapor e não na água. Exemplos: brócolis, repolho, couve e couve-flor;
  • CHOCOLATE AMARGO – alimentos com baixo IG, pois contém gorduras e laticínios, no entanto, deve-se dar preferência àqueles com 70 a 80% de cacau. O consumo deve se restringir a apenas 4 “quadradinhos”  por vez, cerca de 100 kcal.
  • ERVAS DE CONDIMENTOS – deve dar preferência ao alecrim, salsa, orégano ricos em antioxidantes;
  • NOZES E SEMENTES – a quantidade de gordura essencial presente nas nozes e sementes ajuda a reduzir o IG destes alimentos. São ótimas para a pele e podem estimular a queima de gordura, no entanto são calóricas, deve-se tomar cuidado para não exagerar na quantidade.
  • AVEIA – alimento conhecido por sua capacidade de reduzir níveis de colesterol;
  • QUINUA – um dos alimentos mais completos que existem. Possui níveis altíssimos de proteínas e carboidratos complexos, além de ferro e vitamina B.
  • SOJA – grande fonte de proteínas e rica em isoflavonas , substância com ação semelhante ao estrogênio no corpo, reduzindo o risco de problemas ligados à menopausa.
  • BATATA E MACARRÃO AL DENTE – possuem IG mais baixo que o arroz e por isso podem ser substituído por este nas refeições.
  • Alto IG
    Médio IG
    Baixo IG
    Bebidas com glicoseArroz basmati e integralAveia
    Pães brancosAbacaxiMacarrão
    Arroz brancoBeterrabaFeijões
    Purê de batataCenouraGrãos
    MelãoPão sírioNozes e sementes
    PanquecasAlimentos á base de soja
    Maçã
    Leite
    Fonte: Manual de Atendimento em Nutrição Estética – 2ª Edição. IPGS – Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde

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