Iogurte e seu benefícios à saude


por Dra. Fabiana Neumann - Nutricionista RS



O iogurte é na verdade um leite coagulado obtido pela fermentação lática devido à ação das bactérias (Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus termophilus) sobre o leite pasteurizado e concentrado, com ou sem adição de leite em pó. Já o leite fermentado é um produto semelhante ao iogurte, mas é obtido pela ação de microorganismos específicos, como Bifidobacterium (bifidus).

O iogurte e o leite fermentado pertencem ao grupo dos laticínios e a sua composição nutricional depende principalmente do tipo de leite que lhes deu origem e dos ingredientes adicionados. Podemos destacar o elevado teor em cálcio, que associado ao conteúdo em vitamina D, apresenta ter melhor assimilação no organismo. Além disso, apresenta um teor moderado de vitaminas do complexo B.

O baixo teor de lactose do iogurte, resultado da sua conversão em ácido láctico durante a fermentação faz com que seja melhor tolerado por pessoas com intolerância à lactose que o leite.

O iogurte e os leites fermentados são alimentos probióticos por possuírem microrganismos vivos e activos que produzem efeitos benéficos no organismo. Estas bactérias povoam o intestino e inibem o desenvolvimento de outros microrganismos prejudiciais, ajudando a prevenir infecções intestinais e a estabelecer o equilíbrio da flora intestinal. Os leites fermentados podem ter ainda outros tipos de microrganismos, como os bifidobactérias (bifidus) e Lactobacillus casei, cujos efeitos passam pela regulação do trânsito intestinal, melhoria das defesas do organismo, ação anticarcinogênica, redução dos niveis de colesterol e trigliceridios, melhora da condição imunológica no idoso e prevenção das infecções urogenitais.

Apesar de todas as pessoas poderem beneficiar-se do consumo de iogurtes e leites fermentados, alguns benefícios particulares podem ser destacados:

Crianças - o iogurte revela-se um alimento importante neste período de crescimento. Fornece proteínas, vitaminas e minerais essenciais ao crescimento dos ossos. Os efeitos das bactérias do iogurte na flora intestinal são também importantes na criança, prevenindo as infecções intestinais e promovendo a recuperação do equilíbrio em casos de diarreia.
Adolescência - num período de grande agitação, o iogurte surge como um alimento de elevado valor nutricional e com uma conveniência inigualável. Além de todos os benefícios para o crescimento, são um complemento essencial para combater os maus hábitos alimentares dos adolescentes.
Idosos - eles tem maiores dificuldades em mastigar e digerir os alimentos, bem como em assimilar os nutrientes. O iogurte é um alimento de digestão e assimilação fáceis que fornece nutrientes importantes que ajudam a evitar as carências nutricionais. Além disso, ajudam a regularizar o trânsito intestinal e a aumentar as defesas do organismo.
Grávidas - o iogurte ajuda a regularizar o trânsito intestinal, prevenindo a obstipação (prisão de ventre), situação recorrente durante a gravidez. Os leites fermentados, em particular, ajudam a aumentar as defesas do organismo contra agressões.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO