Nutrição Esportiva Caseina


por Dra. Ana Paula Alves Delarmelina Cabral - Nutricionista ES


Os suplementos alimentares são preparações a fim de complementar uma dieta, fornecendo vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos.
Hoje iremos falar sobre a caseína, uma proteína que é encontrada no leite e representa cerca de 80% do total de proteínas.
A caseína se mostra tão boa quanto outras fontes de proteína (como a soja e albumina- proteína do ovo), com uma incrível proporção de 20,5% de glutamina. Além disso, pode ajudar na regulação do tempo de proteínas pelo intestino, devido a tendência de formação de um “gel”.
Isto reduz a velocidade de passagem podendo ajudar na absorção de aminoácidos, peptídeos e proteínas inteiras pela parede intestinal devido a uma exposição estendida.
A caseína é um ótimo suplemento alimentar para os atletas ou praticantes de atividades físicas. A maior absorção de proteínas ajuda a suprir suas necessidades diárias de aminoácidos, assim como o consumo combinado de Whey Protein com caseína é muito benéfico, na medida em que a absorção e a biodisponibilidade de cada um deles ocorrem em momentos distintos, o que faz com que essas fontes de proteína atuem de forma complementar.

Utilização
A quantidade a ser usada varia da quantidade de proteína por porção da caseína e também do peso de quem está utilizando, mas geralmente fica em torno de 30 e 60 gramas.
Alguns profissionais recomenda usar antes de dormir, para garantir uma corrente contínua de aminoácidos sendo lançada no sangue e prevenção de catabolismo, enquanto outros recomendam a utilização ao acordar, misturado com whey protein.
Lembrando-se que, o consumo de suplemento alimentar deve ser orientado por um profissional nutricionista ou médico.



Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Suplemento_alimentar

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO