Pular para o conteúdo principal

Cupuaçú e seus benefícios

por Dra. Cristiane Tecchio Nutricionista MG

Cupuaçu é o fruto de uma árvore originária da Amazônia brasileira parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu, é uma fruta típica da região amazônica brasileira e pode chegar a 15 metros de altura. Nos dias de hoje podem ser encontrado em todo o país. 
A casca do fruto é de consistência dura, sua cor é um castanho escuro. Possui sementes em sua parte interna, que são envoltas numa polpa branca de sabor ácido, porém suave. O cupuaçu estimula o sistema imunológico ao mesmo tempo em que fortalece o organismo em sua capacidade de combater doenças. È uma das poucas plantas da família do cacau que possui efeito energético sem conter cafeína. Além de beneficiar o sistema imunológico, o cupuaçu pode diminuir a pressão arterial, aumentar a libido, diminuir o colesterol LDL e até trazer benefícios para saúde dos cabelos e da pele. 

O cupuaçu contém ferro, fósforo e proteínas, necessários para a formação celular, participando dos processos químicos que permitem a continuação da vida. Vitaminas: C (ácido ascórbico), excelente para evitar gripes, infecções e até o câncer, melhorando o sistema imunológico e varrendo os radicais livres; vitaminas do complexo B (B1, B2, B5): B1 (tiamina), antiestressante e tonificante dos músculos; B2, (riboflavina), alivia olhos cansados e ajuda na formação das hemácias; B5 (ácido pantotênico), ajuda na proteção do organismo junto aos anticorpos. Possui também taninos, que ajudam a evitar inflamações e toxinas do organismo. 

As fibras evitam que o organismo acumule toxinas, evitam o ressecamento fecal e combatem a prisão de ventre. Existem ainda os benefícios sociais e ambientais associados e, entre esses, podem ser citados: a geração de empregos e utilização da mão-de-obra familiar; a geração de riqueza e desenvolvimento do meio rural; e a exploração sustentável da biodiversidade da Amazônia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caloria dos Pães

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Receita leve: Salada de Kani com alface, palmito, cottage e croutons

Dra Fernanda Molina Tosi - Nutricionista MS Ingredientes: Alface americana (crua) - 80g ou 1 prato mesa Palmito (conserva) - 400g ou 4 unidades médias Tomate cereja - 60g ou 6 unidades pequenas Kanikama - 180g ou 12 unidades pequenas Maçã verde - 232g ou 2 unidades pequenas Queijo cottage - 57,5g ou 2 colheres de sopa Salsinha (crua) - 16,9g ou 1 colher de sopa Croutons integrais - 62,5g ou 1 xícara de chá Azeitona verde (conserva) - 9,6g ou 4 unidades Limão (suco para temperar) - 10ml ou 1 colher de sopa Azeite de oliva (extravirgem) - 30ml ou 3 colheres de sopa Sal refinado - 6g ou 1 colher de chá Modo de preparo: Desfie o kanikama. Corte as maçãs em cubos, os palmitos em rodelas, os tomates cerejas ao meio e pique as azeitonas. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e tempere com o suco de limão e reserve. Arrume as folhas de alface em uma travessa. Por cima, coloque a mistura do palmito e distribua sobre esse queijo cottage. Acrescente a salsinha, sa...