Pular para o conteúdo principal

Como parar de fumar sem ganhar peso!


Por Dra. Beatriz Bulhões Melo - Portugal

A Organização Mundial de Saúde considera o tabagismo a maior causa isolada, evitável, de doença e de morte.
A nicotina trata-se de um poderoso estimulante, que proporciona o sabor ao cigarro e obriga a pessoa a querer cada vez uma quantidade maior. Experiências demonstram que a nicotina está entre as drogas que criam maior dependência, juntamente com a heroína e a cafeína.
A nicotina, além de ser directamente causadora de vários malefícios à saúde, escraviza o fumador ao tabaco pela dependência física que provoca e carrega, para o seu organismo, milhares de componentes tóxicos.

5 Dicas para deixar de fumar
  1. Comece uma rotina de exercícios, caso não tenha uma. Este é o ponto número um que ajuda as pessoas que fumam há mais tempo. Uma vez que a nicotina aumenta o seu metabolismo, substituía este hábito pouco saudável de queimar calorias por um muito saudável como o exercício físico! Uma vantagem adicional é que o exercício ajuda a aliviar o stress, tensão e ansiedade inerentes ao deixar de fumar.
  2. Concentre-se em comer de forma consciente. É importante não transformar o acto de comer uma acção compensatória à privação de tabaco, ou seja, muitas pessoas em vez de fumarem vão compensar esta privação com a comida. Concentre-se no seu verdadeiro nível de fome física, e evite comer compulsivamente.
  3. Tenha lanches prontamente disponíveis. Quando sentir a necessidade de colocar algo na sua boca por força do hábito, experimente uma pastilha elástica sem açúcar, frutas fresca, cenouras e outros vegetais crus para diminuir esta ânsia.
  4. Retire da sua despensa alimentos e/ou bebidas que possam “puxar” o tabaco. Isto inclui o álcool que pode fazer com que possa querer começar a fumar novamente, e ainda aumenta a quantidade de calorias vazias que consome durante o dia.
  5. Faça as 3 refeições principais e 2 ou 3 lanches intermédios. Esta pequena técnica irá ajudar a dominar a sua fome.

É importante ver que aqueles que têm lutado com a "dependência alimentar" sabe como é lidar com um comportamento viciante. Se for o seu caso, ou conhecer alguém que está a viver esta situação pode compartilhar algumas destas dicas.
Se já parou de fumar, que estratégias é que funcionaram para si?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal