Pular para o conteúdo principal

Dieta para quem mora sozinho


 

por Dra. Eloísa Gabriela Penteado


Atualmente, morar sozinho passou a ser uma alternativa cada vez mais comum, e associada a esta opção a má alimentação é um dos fatores predominantes. Utilizando argumentos como pouco tempo, falta de praticidade e prática na cozinha, achar que não vale a pena cozinhar só pra si a alimentação mais saudável fica cada vez mais distante deste grupo.
De acordo com algumas pesquisas os que moram sozinhos compram maior número de alimentos quando comparados a casais com filhos, mas também são aqueles que desperdiçam mais, sendo pela falta de organização na hora das compras ou acabar sempre optando por delivery, restaurantes e comidas rápidas. A alimentação acaba sendo monótona e incluindo normalmente pães, embutidos, bolachas, salgadinhos e todo o tipo de guloseimas.
            A indústria percebendo esta tendência invade as prateleiras dos supermercados com alimentos e embalagens reduzidas, pratos congelados, saladas já higienizadas, empresas com serviço de entrega de alimentação balanceada, facilitando muito a vida destes consumidores. Infelizmente estas opções ainda saem mais caras, mas compensam pela praticidade, comodidade e diminuição do desperdício.
            Com as facilidades que a indústria oferece e com um bom planejamento é possível morar sozinho, continuar se alimentando com praticidade e com alimentos saudáveis. A abaixo estão listadas algumas dicas para auxiliar nessa tarefa:

Organização é fundamental. Elabore um cardápio semanal programando o que irá comer nas refeições. Verifique o que já tem na despensa, aproveitando os alimentos que se tem e comprar apenas o que for realmente necessário. Dessa forma, se consegue equilibrar a alimentação e controlar a quantidade de comida comprada e ingerida ao longo da semana.

Apenas o necessário. Limite-se ao que é necessário, evite as guloseimas (doces em geral) e aperitivos (salgadinhos de pacote, pipoca de microondas, etc.), se você não os tiver na sua dispensa será muito mais fácil evita-los.

Em dobro. Sempre que for preparar um tipo de alimento, faça-o em quantidade dobrada para poder congelar e ser utilizado numa outra ocasião. Isso facilita a vida e otimiza o tempo. Sendo ideal já congelar os alimentos em porções que são suficientes para uma refeição, evitando assim o desperdício e favorece o balanceamento das refeições. Para um descongelamento correto dos alimentos o ideal é retirar o alimento do congelador e deixá-lo na geladeira por tempo de 12 a 24 h de antecedência do uso.

Fibras no prato. Ao elaborar seu cardápio, pense em opções práticas e leves como saladas, frutas e produtos integrais, que são ricas em fibras, nutrientes aliados da saciedade.

Salada no prato. Estabeleça uma salada para a semana, principalmente com itens que garantam a possibilidade de maior validade ou duração. Lave um tipo de folha como alface ou rúcula, seque bem e guarde na geladeira em um pote bem fechado, assim a sua duração é maior.

Fruta. Escolha uma fruta da estação em estágios diferentes de amadurecimento para que possa ser utilizada durante toda a semana em vários tipos de preparações. Se não tiver a versão in natura das frutas, as frutas desidratadas ou as polpas congeladas são excelentes opções para substituição.

Hora do lanche. Iogurtes e barras de cereais podem ser boas pedidas para se ter em casa, principalmente para quando surgir aquela vontade de comer um doce, ou mesmo para os lanches intermediários.

Sanduíche no jantar. Os sanduíches podem ser consumidos no jantar, desde tenha os ingredientes adequados. O pão de preferência deve ser integral, é importante que tenha uma fonte de proteína (frango desfiado, carne fatiada, atum, peito deperu, e queijos brancos) e sempre tenha hortaliças.

Microondas. O plástico aquecido no microondas libera toxinas ao alimento que são maléficas ao organismo, neste caso o ideal se usar sempre recipientes de vidro.

Substitua. Substitua a maionese e a manteiga pelo cream chesse, requeijão cremoso light, azeite ou óleo de coco.

Ajustar a vida corrida do dia a dia a uma dieta balanceada é uma tarefa árdua, é preciso ter criatividade, planejamento e muita disciplina para não extrapolar no consumo dos alimentos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas