Orientação Nutricional Osteoporose



por Dra. Edlayne Gomes - Nutricionista Piauí


A Osteoporose é uma doença que reduz progressivamente a densidade da massa óssea (matriz e mineral), de tal forma que os ossos afetados se tornam porosos, frágeis e predispostos a fraturas.
O diagnóstico é baseado no exame de densitometria óssea. Deve- se considerar fatores precipitantes como uso excessivo ou prolongado de anticonvulsivantes e corticoides; deficiência de lactase; baixo consumo de fontes de cálcio ou má absorção de cálcio e sedentarismo. A dieta deve garantir quantidade e biodisponibilidade de nutrientes associados á composição óssea como cálcio, vitamina D e frutas cítricas, bem como fitoestrógenos que atuam de forma semelhante ao estrogênio humano, mantendo a composição óssea. De igual importância, os alimentos quem contêm substâncias que atrapalham a adequada absorção ou aumentam a excreção de cálcio no organismo devem ser controlados.
Prefira alimentos ricos em vitamina D, Cálcio, consuma diariamente frutas, de preferência cítricas (laranja, kiwi, acerola, limão, entre outros) junto a alimentos ricos em cálcio; Tome um banho de sol até 10h da manhã ou após 16h; Consuma alimentos ricos em fitoestrógenos como proteína de soja, amêndoas, castanha-de-caju, castanha-do-pará, nozes, repolho, brócolis, couve-flor, leguminosas. Evite exagerar na proteína, sal/sódio, cuidado com as gorduras, bebidas alcoólicas, alimentos ricos em cafeína como café, chá-mate, chá-preto, refrigerantes á base de cola.
Busque qualidade de vida, consulte-se frequentemente com um Nutricionista!

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO