Higiene dos Alimentos Preparo de Refeições


 por Dra Ana Cláudia Silva – Nutricionista MG

Bem, agora que já conhecemos os principais cuidados de higiene na produção e compra dos alimentos, vamos falar sobre o preparo das refeições: 

Na hora de preparar os alimentos mantenha tudo limpo.

Lave bem as mãos, principalmente depois de ir ao banheiro, de lidar com alimentos crus ou objetos sujos e de tocar em animais ou no lixo. 

Lave e desinfete todos os utensílios e superfícies que serão utilizados na preparação. Lave bem as frutas e verduras. 

Depois, faça uma solução com 1 litro de água limpa e 1 colher de sopa de água sanitária e deixe as frutas e verduras que forem consumidas cruas e com casca (e também aqueles vegetais que não passam por cozimento completo, como a couve ou a cebolinha da sopa) por 15 minutos. 

Assim esses alimentos estarão livres de contaminação. Essa solução também pode ser utilizada na limpeza de superfícies e utensílios de cozinha. Tanto durante o preparo quanto durante a conservação, evite o contato de utensílios e superfícies utilizados em alimentos crus com alimentos já cozidos. 

 Na hora de aproveitar as sobras, reaqueça totalmente a comida cozida. Para ter certeza de que as carnes estão cozidas completamente, espete um garfo ou uma faca até o centro. Se o caldo que sair for bem claro e não rosado ou vermelho, o alimento estará cozido. 

 Não guarde comida por muito tempo, mesmo que seja na geladeira. Os alimentos prontos para o consumo das crianças não devem ser guardados. Evite descongelar os alimentos à temperatura ambiente. Progame-se e utilize a geladeira. 

 Nunca é demais relembrar alguns cuidados com a água: Consuma somente água tratada, se não for possível, ferva ou filtre a água antes do consumo. 

 Lave a caixa d’água ou o reservatório que armazena água de seis em seis meses. Use escova, água a solução de água sanitária. Dê um intervalo de duas horas. 

Encha e esvazie a caixa, para a limpeza dos canos. A caixa estará limpa e poderá ser utilizada. 



 A sua saúde e de toda a sua família depende dessas atitudes!

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO